X pode voltar a funcionar a qualquer momento no Brasil

Documentação foi entregue nesta quinta-feira (26/06)

Por Carolina da Costa Lima

O X (antigo Twitter), de Elon Musk tem se esforçado para voltar às operações no Brasil. A rede está suspensa em todo o país desde o dia 30 de agosto, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta quinta-feira (26), a defesa do X entregou uma série de documentos como o registro da plataforma na Junta comercial brasileira; o registro em cartório para oficializar a advogada Rachel de Oliveira Conceição como a representante legal da plataforma no Brasil; e a comprovação do bloqueio de nove contas de usuários acusados de cometer crimes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal precisa analisar toda a documentação e verificar se todas as exigências foram cumpridas. Apenas após todo esse trâmite o magistrado vai decidir sobre o futuro da rede social no país. Além do X, Moraes pediu que órgãos do governo apresentem informações.

Entre os órgãos estão a Receita Federal, Banco Central, Polícia Federal (PF), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Secretaria Judiciária. Todos devem apresentar a situação cadastral da rede social no Brasil.

O portal Metrópoles apurou que a Policia Federal e a Anatel já apresentaram documentos sobre o acesso de brasileiros à rede social X, suspensa no Brasil desde o dia 30 de agosto.

A plataforma X informou em petição que já foram entregues todos os documentos solicitados e requerem o funcionamento da plataforma no país. O processo corre em sigilo, e ainda não foi possível identificar quais informações foram prestadas.

Sair da versão mobile