Com Lira em Lisboa até sexta e festas juninas no Nordeste, votações na Câmara só com consenso
O deputado Sóstenes Cavalcante, segundo vice-presidente da Câmara, deve decidir o que vai a voto nesta semana apenas na manhã desta terça.
Por Humberto Azevedo
Com o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), em Lisboa até a próxima sexta-feira, 28 de junho, e com as festas juninas dos estados da região Nordeste comemorando os principais padroeiros dos festejos, São João – nesta segunda-feira, 24 de junho, e São Pedro no próximo sábado, 29 de junho – às votações realizada no plenário na Câmara dos Deputados só com consenso.
Pelo menos essa é a “ordem” que Lira tem adotado nas sessões em que ele não preside. O presidente da Câmara é uma das autoridades brasileira que comparecerá ao “12º Fórum de Lisboa” promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) ligado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Para saber mais sobre este evento do IDP na capital portuguesa, leia: IDP realiza nos próximos dias, em Lisboa, “12º Fórum” com a nata da academia, intelectualidade e política do Brasil e de Portugal sobre os desafios do século 21.
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), segundo vice-presidente da Câmara, deve decidir o que vai a voto nesta semana apenas na manhã desta terça. Uma fonte ligada ao parlamentar fluminense, aliado do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e pastor licenciado da Assembleia de Deus Vitória em Cristo comandada por Silas Malafaia, informou que nem a segunda vice-presidência da Casa teria a pauta ainda. “Nem o deputado tem”, comentou.
“Amanhã ele [Sóstenes] vai chegar mais cedo para articular isso, mas provavelmente o Arthur Lira deve ter deixado alguma coisa acertada já”, complementou em mensagem reservada a fonte ligada ao deputado Sóstenes.
SOLENES
A única agendas definidas na Câmara são as sessões solenes que vão homenagear à Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) às 11 horas desta terça-feira, 26 de junho; os 50 Anos do Curso de Direito da Universidade da Amazônia (Unama) na quarta-feira, 26 de junho, às 9 horas; e o Dia do Orgulho LGBTQIA+ na quinta-feira, 27 de junho, às 11 horas.
Antes de viajar, Lira publicou na última sexta-feira, 21 de junho, um Ato da Mesa de número 129 que “excepcionalmente, no período de 24 a 28 de junho de 2024” não exigirá o “registro biométrico” presencial dos parlamentares da Casa.