IDP realiza nos próximos dias, em Lisboa, “12º Fórum” com a nata da academia, intelectualidade e política do Brasil e de Portugal sobre os desafios do século 21
Evento realizado pela entidade educacional ligada ao ministro da Suprema Corte, Gilmar Mendes, terá como palestrantes ministros do governo Lula III e também do governo português; ministros dos demais tribunais superiores, incluindo o TCU, também participarão como palestrantes.
Por Humberto Azevedo
O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) realiza nos próximos dias, entre 26 e 28 de junho, em Lisboa, o “12º Fórum” com a nata da academia, intelectualidade e política do Brasil e de Portugal sobre os desafios impostos ao século 21. O evento deste ano tem como tema a discussão com relação aos “avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”.
Realizado pela entidade educacional ligada ao ministro da Suprema Corte, Gilmar Mendes, o encontro deste ano terá como palestrantes ministros do governo Lula III e também do governo português. Além de diversos ministros dos demais tribunais superiores do Brasil, incluindo o Tribunal de Contas da União (TCU) e do próprio Supremo Tribunal Federal (STF), e de instituições portuguesas, também participarão como palestrantes.
Os ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que confirmaram presença e constam como palestrantes do “12º Fórum de Lisboa” do IDP são: Alexandre Silveira (PSD), do Ministério de Minas e Energia; Jader Filho (MDB), do Ministério das Cidades; Renan Filho (MDB), do Ministério dos Transportes; Rui Costa (PT), ministro-chefe da Casa Civil; Camilo Santana (PT), ministro da Educação; Vinícius Marques de Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU); e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU).
Os ministros do STF que falarão no evento do IDP são Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Flávio Dino e Luís Roberto Barroso – presidente da Suprema Corte brasileira. Pelo TCU, tem palestras previstas os ministros Antonio Anastasia, ex-governador e ex-senador, pelo PSDB, de Minas Gerais; Aroldo Cedraz, ex-deputado federal pelo PFL (atual União Brasil); Bruno Dantas, ex-secretário-geral do Senado e atual presidente da corte responsável pela análise das contas públicas; Benjamin Zynler; Jhonatan de Jesus, ex-deputado federal do partido Republicanos ligado a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD); e Vital do Rêgo Filho, ex-deputado federal e ex-senador da República pelo MDB.
Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Floriano de Azevedo Marques, Humberto Martins, João Otávio de Noronha e Luís Felipe Salomão são outros também que constam como palestrantes do evento do IDP. Representando os governadores brasileiros, está prevista uma fala do atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB); de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos); . A vice-governadora do Pará, Hana Ghanssan (MDB), e vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), também constam como palestrantes do “12º Fórum de Lisboa” promovido pelo IDP.
As autoridades portuguesas previstas como palestrantes são: João Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República Portuguesa; Agostinho Costa, major-general de Portugal; Ana Paula Martins, ministra de Saúde do governo de Portugal; ministro da Saúde da República Portuguesa; Margarida Blasco, ministra da Administração de Portugal; José Fernandes Farinha Tavares, presidente do Tribunal de Contas da República Portuguesa; Gonçalo de Almeida Ribeiro, presidente do Tribunal Constitucional da República Portuguesa;
O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, e os presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também participarão da solenidade de abertura do “12º Fórum de Lisboa” organizado pelo IDP.
XII FORUM DE LISBOA_AVANÇOS E RECUOS DA GLOBALIZAÇÃO E AS NOVAS FRONTEIRAS