• Home
  • Política
  • Vice-líder do governo Lula, Alencar Santana quer que Meta, de Mark Zuckerberg, explique, no Brasil, novas regras que acabam com o serviço de checagem nas redes digitais
O petista quer que o grupo que controla as redes digitais como o facebook e o instagram dê explicações da decisão anunciada nesta terça, pelo dono das plataformas, que acaba com o serviço de checagem e que pode permitir que as duas redes se transformem num pandemônio de desinformações circulando no ambiente digital. (Foto: Bruno Spada / Agência Câmara)

Vice-líder do governo Lula, Alencar Santana quer que Meta, de Mark Zuckerberg, explique, no Brasil, novas regras que acabam com o serviço de checagem nas redes digitais

O petista paulista salientou que o Brasil possui mais de 134 milhões de usuários só numa rede digital controlada pelo bilionário norte-americano.

 

Por Humberto Azevedo

 

O vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, deputado Alencar Santana (PT-SP) afirmou nesta terça-feira, 7 de janeiro, que vai requerer que o grupo Meta, do empresário norte-americano Mark Zuckerberg, explique, no Brasil, as novas regras que acabam com o serviço de checagem nas plataformas digitais oferecidas pelo seu conglomerado.

 

Zuckerberg distribuiu um vídeo em seu perfil nas plataformas digitais mais populares controlada por sua empresa como o facebook e o instagram, comunicando o fim deste tipo de serviço que auxiliava as duas plataformas a evitarem a proliferação de notícias falsas. No comunicado, ainda, o proprietário da Meta informa que este tipo de checagem deve ser feita individualmente por cada usuário das plataformas.

 

Atualmente, se uma postagem for constatada pelo serviço de checagem como desinformação, as plataformas do grupo congelam e retiram de circulação das duas redes tal conteúdo. Nos bastidores, apurações realizadas pela imprensa estadunidense aponta que a decisão de Zuckerberg seria um meio de “agradar” Donald Trump, que retorna à Presidência dos Estados Unidos no próximo dia 20 de janeiro.

 

“Teremos que convidar o ou a representante da Meta no Brasil para explicar na Câmara Deputados em detalhes o que significa o anúncio de Mark Zuckerberg sobre as novas regras da sua plataforma, que tem no Instagram mais de 134 milhões de usuários brasileiros e mais de 112 milhões no Facebook”, escreveu nas suas redes digitais o petista paulista.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE