• Home
  • Política
  • “Unir ideias, em benefício do desenvolvimento, também significa cuidar da Amazônia”, afirma Marcos Rocha
Marcos Rocha, em entrevista à imprensa, durante o 28º fórum dos governadores da Amazônia Legal, realizado em parceria com o Consórcio interestadual formado e integrado pelos estados amazônicos, avalia que o colegiado é a melhor maneira de garantir o desenvolvimento sustentável da região preservando a maior floresta tropical do planeta. (Foto: Humberto Azevedo / RDMNews)

“Unir ideias, em benefício do desenvolvimento, também significa cuidar da Amazônia”, afirma Marcos Rocha

O governador rondoniense, gestor anfitrião do 28º fórum dos governadores da Amazônia Legal destacou que o “único desejo coletivo dos estados onde atuamos, é a conquista do desenvolvimento sustentável com justiça e igualdade”.

 

Por Humberto Azevedo, enviado especial a Porto Velho, com colaboração de Carolina Costa.

 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), afirmou no encerramento 28º fórum dos governadores da Amazônia Legal realizado em Porto Velho nas datas de 8 e 9 de agosto, que a principal missão do colegiado que congrega os nove estados amazônicos é “unir ideias, em benefício do desenvolvimento”, que para ele “também significa cuidar da Amazônia”.

 

O governador rondoniense, anfitrião do 28º fórum dos governadores da Amazônia Legal destacou, ainda, que o “único desejo coletivo dos estados onde atuamos, é a conquista do desenvolvimento sustentável com justiça e igualdade”. Segundo ele, os encontros dos gestores amazônidas é traçar “esse papel diante da discussão de necessidades em busca de soluções”.

 

“Este espaço se tornou um grande instrumento a fim de que isso realmente aconteça. Tendo a região Norte como cenário deste trabalho. Por isso, cada proposta apresentada, debate explorado e soluções apontadas merecem atenção nacional, pois é isso que queremos o melhor aos nossos estados e ao Brasil. Este caminho só é possível se estivermos unidos e focados em enfrentar desafios em benefício dos cidadãos, que são os protagonistas da nossa missão”, iniciou.

 

“O governo de Rondônia, aliado ao consórcio dos governadores, acredita nesta integração que resulta em uma vida mais digna à sociedade. Demonstramos nossa força em construir um diálogo que culminará em mais políticas públicas ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que elevamos potencialidades que impactam no desenvolvimento. Acreditamos em um futuro melhor para todos nós”, pontuou.

 

ÍNTEGRA DO DISCURSO

 

Abaixo, o portal RDMNews publica na íntegra a fala que Rocha fez ao finalizar o encontro com os governadores amazônidas. Compareceram os governadores Antonio Denarium (PP) de Roraima, Carlos Brandão (PSB) do Maranhão, Gladson Camelli (PP) do Acre, Mauro Mendes (União Brasil) de Mato Grosso, e Vanderlei Cardoso (Republicanos) de Tocantins.

 

Os governadores do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade); do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil); e do Pará, Hélder Barbalho (MDB), não compareceram, que foram representados pelos secretários estaduais.

 

Unir ideias, em benefício do desenvolvimento, também significa cuidar da Amazônia.

O 28° fórum de governadores da Amazônia Legal traçou esse papel diante da discussão de necessidades em busca de soluções. Este espaço se tornou um grande instrumento a fim de que isso realmente aconteça. O fórum fortaleceu um único desejo coletivo dos estados onde atuamos, que é a conquista do desenvolvimento sustentável com justiça e igualdade, tendo a região norte como cenário deste trabalho.

Por isso, cada proposta apresentada, debate explorado e soluções apontadas merecem atenção nacional, pois é isso que queremos de melhor aos nossos estados e ao Brasil.

Este caminho só é possível se estivermos unidos e focados em enfrentar desafios em benefício dos cidadãos, que são os protagonistas da nossa missão. O governo de Rondônia aliado ao consórcio dos governadores, acredita nesta integração que resulta em uma vida mais digna à sociedade.

Agradecemos a presença dos nove chefes de Estado, alguns representados, e de secretários estaduais da Amazônia Legal.

Demonstramos nossa força em construir um diálogo que culminará em mais políticas públicas ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que elevamos potencialidades que impactam no desenvolvimento.

Acreditamos em um futuro melhor para todos nós e ao falar aqui, eu gostaria de cumprimentar o governador Carlos Brandão, governador do Maranhão, governador Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, governador Gladson Cameli, governador do Acre, governador Vanderlei Castro, governador do Tocantins, governador Antônio Denarium, governador de Roraima, também aos governadores que por situações diversas não puderam estar presentes, cumprimento a todos, entre eles eu quero expressar aqui o governador Helder Barbalho, que teve uma situação com a esposa que teve que fazer uma cirurgia de emergência, já está tudo bem, ele é o presidente do Consórcio, por isso não está aqui, o Eduardo Taveira, Secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, representando aqui o nosso governador Wilson Lima.

José Mauro de Almeida, Secretário de Estado do Meio Ambiente, representando o governador do Estado do Pará, Hélder Barbalho.

Sérgio Gonçalves, meu querido amigo e vice-governador do Estado de Rondônia.

A minha querida esposa, Luana Rocha, que também é secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social.

A Cariane Soterra, primeira-dama do estado de Tocantins.

A Mariana Schuegraf é a embaixadora da União Europeia no Brasil, muito obrigado pela sua presença e pela reunião que tivemos ontem e hoje também.

O nosso querido Jean Oliveira, deputado estadual, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, uma pessoa maravilhosa que tem, junto com os demais deputados estaduais, e isso sem fazer política, estou falando de coração, um homem que tem ajudado muito o governo do estado.

Também o nosso deputado Cirone Deiró, aqui presente, deputado estadual que também tem trabalhado muito firme pelo estado de Rondônia, um grande aliado.

O deputado federal, Fernando Máximo, que também está presente, também trabalhando muito pelo nosso Brasil, pelo estado de Rondônia, foi meu secretário de saúde durante um período difícil, período da pandemia.

Marcello Brito, Secretário Executivo do Consórcio da Amazônia Legal, né, que tem aí conduzido muito bem, tecnicamente, inclusive até aconteceram elogios aqui pela forma como atuou nesses dois dias, Marcello.

A Vanessa Duarte, Diretora Executiva do Consórcio da Amazônia Legal, pessoa extremamente íntegra, dedicada e que também nos ajudou muito nesse momento.

Silvia Rucks, coordenadora Rucks, coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, ela é uma embaixadora da ONU aqui no Brasil. Obrigado, Silvia, pela reunião de ontem e também pelo acompanhamento de hoje.

Haroldo Machado Filho, oficial de parcerias e financiamento do escritório da coordernadora residente das Nações Unidas. Obrigado Haroldo também, pelas palavras de ontem e também a sua dedicação.

Tatiana, chefe da unidade de coordenação da Amazônia, obrigado.

Secretário das Câmaras de Agricultura, Segurança Pública, Governança Fundiária, Meio Ambiente e o Fórum de Infraestrutura, Transportes e Planejamento. Ao todo público em geral, a todas as autoridades, né, que estão aqui presentes e que acompanham esta transmissão também através do canal oficial do governo do estado. À imprensa, sempre presente, ontem durante a minha fala eu citei alguns problemas, e um dos jornalistas de Brasília, ele falou assim “Governador, o senhor citou alguns problemas, mas aqui tem coisas maravilhosas acontecendo” e eu pude citar estas coisas maravilhosas que estão acontecendo no estado de Rondônia. Rondônia é transparência nota A, Rondônia é triplo A em capacidade de pagamento, salários pagos em dia, aumento salarial também a todas as categorias, mas eu quero frisar uma em especial que são os nossos educadores, que como disse o nosso professor “todos nós passamos pelos nossos professores”, não é isso? E se somos hoje o que nós fazemos hoje, temos que agradecer aos professores. Então, nós conseguimos fazer aumento salarial nunca visto aqui no estado de Rondônia aos nossos professores, e também aos nossos policiais de todas as forças, né, uma das polícias mais bem pagas do Brasil hoje, quando eu falo polícia, eu falo força policial também a de Rondônia. Então, eu quero agradecer a imprensa, por tudo que tem noticiado sobre o estado de Rondônia, o lado trabalhador de pessoas dedicadas, então isso é maravilhoso. Anunciar também e pedir uma salva de palmas, hoje é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, então uma salva de palmas aos nossos indígenas que inclusive, aqui em Rondônia e eu tenho certeza os demais estados são produtores de café, milho, pescados, nós temos indígenas que inclusive eu tenho uma superintendência indígena que está a frente o Gasodá, que foi meu aluno de faculdade no curso de turismo e hoje o Gasodá é doutor. Então a gente fica muito feliz pelos nossos povos indígenas que tem feito muita diferença.

E falando agora e já quebrando os protocolos, eu queria fazer alguns anúncios. Posso fazer? O Consórcio da Amazônia, nós compramos juntos através do Consórcio munição para as nossas polícias. E munição, quem é policia, sabe que é cara. Quem trabalha nos governos, sabe que custa caro. Manter a segurança pública é muito caro, não é Carlos Brandão? É muito caro, mas nós conseguimos fazer uma economia mediante Consórcio de 64 milhões de reais graças ao trabalho do Consórcio e munição que vai ser utilizada por todos os governos, só que tem mais um detalhe que foi perguntado pelo nosso governador Carlos Brandão, na verdade, falado pelo nosso governador Carlos Brandão, a ata já existe, ou seja, os governos também agora podem comprar mais munição pelo mesmo preço barato, econômico que foi comprado aqui  e isso promove mais segurança e dá mais força as nossas polícias. Também anunciar aqui e depois o nosso secretário vai falar, nós temos uma parceria muito grande já firmada entre o governo do Mato Grosso, de Rondônia e também do Acre em relação a cooperação técnica entre as polícias. Isso facilita muito porque quando o criminoso vai passando pelo outro lado, os nossos amigos do outro lado já seguram, existe uma comunicação muito forte. E também em caso de perseguição, de acompanhamento, as nossas polícias entram em outro estado e já conseguem acompanhar. E também agora, nós decidimos, os governadores, em conjunto, que essa cooperação vai abranger todos os estados que formam a nossa região amazônica, e uma salva de palmas aos nossos governadores. E um outro assunto que foi citado aqui e os governadores me autorizaram porque eu não falo sozinho, eu pedi apoio. Rondônia produz 95% do café da Amazônia. Rondônia tem conquistado prêmios, vocês já tomaram o café de Rondônia? É bom ou não é? Pessoal, este café, primeiro lugar já há quatro anos, sabe aonde? Lá no estado de Minas Gerais. Quem é mineiro aí vai ficar triste, sou filho de mineiro. Mas de repente é mineiro que produz em Rondônia e está vendendo o café muito bem. Três Corações chegou a pagar 8.000 reais por uma saca de café produzida nas nossas tribos indígenas. E nós vamos ter a COP30, isso é algo importante porque depois o governador Mauro Mendes vai falar porque eu fiz um pedido que foi aceito pelos governadores por unanimidade, é claro que tem mais um passo a se fazer, já falei com o Governo Federal, Governo Federal disse “se os governadores toparem, ok”, mas agora a gente vai falar oficialmente para os governadores, o próprio Consórcio vai fazer isso. A minha ideia foi a seguinte, já que Rondônia produz 95% de café e Rondônia também tem o melhor café, então, por que não este café ser o café oficial da COP30 no Pará? Os governadores aceitaram e eu quero aqui dar uma salva de palmas aqui para os governadores, isso foi uma questão de honra, por isso que eu os respeito tanto, porque nós estamos juntos em brigas pesadas para defender a nossa região”.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE