• Home
  • Política
  • Petistas festejam nomeação de Macaé Evaristo como nova ministra dos Direitos Humanos
Lula com a nova ministra de Direitos Humanos, Macaé Evaristo, no Palácio do Planalto em encontro que teve a participação também da ministra da Gestão, Esther Werneck e a deputada federal e presidenta nacional do PT - Gleisi Hoffmann (PR). (Foto: Ricardo Stuckert / Secom-PR)

Petistas festejam nomeação de Macaé Evaristo como nova ministra dos Direitos Humanos

Também negro, o senador gaúcho Paulo Paim destacou que a nova ministra tem um “histórico de defesa dos vulneráveis, da igualdade racial, das diversidades e da dignidade humana”.

 

Por Humberto Azevedo

 

Vários petistas comemoraram e festejaram a nomeação da deputada estadual por Minas Gerais (MG), Macaé Evaristo (PT), como a nova ministra dos Direitos Humanos. Também negro e afrodescendente, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou que a mineira tem um “histórico de defesa dos vulneráveis, da igualdade racial, das diversidades e da dignidade humana”.

 

Macaé Evaristo assume o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) após a demissão do ex-ministro Silvio Almeida na última sexta-feira, 6 de setembro, depois que diversas denúncias que pesam contra ele por ter cometido supostos assédios sexuais a servidores da pasta ministerial. A parlamentar e ex-secretária de Educação de Minas Gerais aceitou o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta segunda-feira, 9 de setembro, em reunião no Palácio do Planalto.

 

Também presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) do Senado Federal, Paulo Paim frisou ainda que Macaé Evaristo é conhecida como “uma promotora da educação”. “Saudamos a deputada estadual do PT/MG, Macaé Evaristo, escolhida pelo presidente Lula para o Ministério dos Direitos Humanos. Boa luta, sempre”, continuou.

 

Já o senador Rogério Carvalho (PT-SE) classificou como “histórica” a escolha de Macaé Evaristo para o cargo. “Sua escolha representa um avanço significativo para a pauta dos direitos humanos e da igualdade racial no Brasil”, disse.

 

Por sua vez, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) também destacou o “vasto histórico na educação e no ativismo negro” de Macaé Evaristo. “Sem dúvida, fará um trabalho precioso e fundamental para o nosso país”, afirmou.

 

“É uma alegria saber que o Brasil contará com Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Professora, ela tem vasto histórico na educação e no ativismo negro. Sem dúvida, fará um trabalho precioso e fundamental para o nosso país. Conte com o meu apoio!”, exclamou a petista pernambucana.

 

Outro que comemorou a nomeação da nova ministra foi o presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Humberto Costa (PT-PE), que lembrou o fato de Macaé Evaristo ter “uma trajetória de luta em defesa da defesa da educação e do povo mais pobre desse país”.

 

“O Ministério dos Direitos Humanos agora terá uma mulher negra no comando. A deputada Macaé Evaristo é militante histórica do PT e tem uma trajetória de luta em defesa da defesa da educação e do povo mais pobre desse país. Tenho certeza que fará um ótimo trabalho à frente da pasta”, ressaltou o petista pernambucano.

 

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), primeiro homosexual assumido a ser eleito para o Senado, também exaltou a experiência de Macaé Evaristo na defesa dos direitos humanos e seus trabalhos com políticas de inclusão e defesa das populações mais vulneráveis.

 

“Excelente escolha do presidente Lula ao anunciar a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Com grande experiência na área, trabalhou sempre por políticas de inclusão e em defesa das populações mais vulneráveis. Desejo todo o sucesso!”, complementou o petista capixaba.

 

Por fim, o líder do governo do presidente Lula no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), também foi mais um petista que utilizou as redes digitais para dar boas-vindas à nova ministra. “Bem-vinda, ministra, Macaé Evaristo”, completou o petista amapaense.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE