Operação “raízes do cedro” já está repatriando mais 227 brasileiros do Líbano nesta segunda

A aeronave “KC-30” da FAB fará escala em Portugal antes de chegada ao Brasil, prevista para acontecer nesta terça, 8 de outubro, na base aérea de São Paulo.

 

Por Humberto Azevedo

 

A operação “raízes do cedro” realizada pelo governo brasileiro já está repatriando nesta segunda-feira, 7 de outubro, mais 227 brasileiros do Líbano – além de três animais de estimação.

 

A aeronave “KC-30” pertencente a Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na operação decolou de Beirute, no Líbano, às 12 horas e 30 minutos no horário de Brasília desta segunda.  Está prevista uma escala em Lisboa, capital portuguesa, para reabastecimento, antes da decolagem para a base aérea de Guarulhos (SP).

 

O avião pousou em Beirute às 10 horas e 40 minutos para dar continuidade à missão de repatriar os mais de três mil brasileiros que residem naquele país e manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Ao todo, mais de 21 mil brasileiros moram no Líbano, que já há duas semanas vem sendo atacado, bombardeado e invadido por tropas das forças armadas de Israel a mando do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

 

Após a chegada no domingo, 6 de outubro, dos primeiros 229 repatriados, a aeronave “KC-30” da FAB decolou da base aérea de Guarulhos às 14 horas e 12 minutos com a missão de dar continuidade à repatriação de mais  brasileiros. No retorno a Beirute, o avião brasileiro levou ao Líbano doação humanitária oferecida ao governo brasileiro e da sociedade civil organizada de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades libanesas. Outros bens emergenciais devem ser transportados nos próximos voos para doação ao Líbano.

 

Assim como no primeiro voo da operação, a prioridade continua sendo para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Um trabalho de articulação que envolve equipes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília, e na embaixada do Brasil, em Beirute, e a ação operacional da FAB.

 

“Nossa intenção é colocar aqui na base aérea de São Paulo cerca de 500 pessoas por semana”, informou o comandante da aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, na chegada do primeiro grupo de brasileiros e familiares.

 

ORIENTAÇÕES DO ITAMARATY

 

O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines.

 

O número de plantão consular do Itamaraty segue à disposição, em caso de necessidade: +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).

 

VOLTANDO EM PAZ

 

As ações de repatriação e recepção são similares às realizadas pelo Governo Federal em outubro de 2023, na Operação Voltando em Paz, que repatriou mais de 1.500 brasileiros e mais de 50 pets das zonas de conflito na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Israel.

 

Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile