Moraes deve condenar cúpula golpista a penas de cerca de 20 anos, dizem advogados Publicado por
Advogados dos investigados na trama golpista esperam que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplique penas médias de 20 anos de prisão aos principais envolvidos. A previsão ocorre enquanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) finaliza a denúncia, prevista para ser apresentada até fevereiro.
A defesa dos indiciados considera inevitável tanto a denúncia quanto a condenação na Primeira Turma do STF. Apesar de buscarem comprovar a inocência de seus clientes, reservadamente os advogados reconhecem a gravidade das acusações e se preparam para as penas. “Não menos que 20 anos”, afirmou um deles, segundo informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.
A condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira, ex-técnico da Sabesp, é citada como parâmetro. Em setembro de 2023, ele foi condenado a 17 anos de prisão por participar dos atos de 8 de Janeiro. Na ocasião, ele foi flagrado no Congresso Nacional vestindo uma camiseta com a frase “intervenção militar já” e postou um vídeo em que declarava: “Vai dar certo, não vamos desanimar”.