Lula parabeniza Fernanda Torres e festeja premiação no Globo de Ouro
Senadores do PT destacaram a importância histórica do Globo de Ouro para Fernanda Torres e celebraram a conquista da atriz brasileira que ganhou a inédita premiação para a classe artística brasileira na categoria de melhor atriz pela atuação no filme “Ainda Estou Aqui”.
Por Humberto Azevedo
Em mensagem postada nas suas redes digitais, o presidente do Brasil – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – festejou a vitória da atriz Fernanda Torres, que ganhou o prêmio de “melhor atriz de drama” do festival de cinema Globo de Ouro, um dos mais conceituados dos Estados Unidos da América e do mundo.
Fernanda Torres recebeu a premiação na madrugada desta segunda-feira, 6 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A premiação do Globo de Ouro é tida como uma prévia da premiação concedida pela academia de cinema de Los Angeles, Oscar, que acontece em fevereiro e é considerado o ponto alto da indústria cinematográfica.
“Emocionante. Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor atriz em filme de drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida presta. Parabéns, Fernanda Torres”.
A premiação, entregue pela primeira vez a uma brasileira, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui. O filme, conta a luta da viúva, Eunice Paiva, e da família do ex-deputado federal Rubens Paiva (PTB-SP) assassinado pelas forças repressoras do regime militar que governou o Brasil entre 1964 a 1985, durante a gestão do ex-presidente e ex-ditador Emílio Garrastazu Médici (Arena), tido como o mais violento dos ditadores brasileiros. Rubens Paiva foi assassinado em 1971, após ser levado por policiais para depoimento no extinto Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
Fernanda concorria com grandes estrelas do cinema norte-americano e mundial como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet. Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil. Ela não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.
Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles. Este ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, o Globo de Ouro ficou com a produção francesa Emilia Pérez. Fernanda Torres dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, e afirmou que a vitória era a “prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu”.
“Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento.
ELOGIOS
Os senadores do PT também utilizaram as redes digitais para celebrar a conquista da atriz Fernanda Torres. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) usou as redes sociais para destacar a atuação da atriz e o resgate da história proposta pelo próprio filme, avaliado pelo senador como “um retrato fiel e esclarecedor dos males da ditadura militar e, ao mesmo tempo, um poderoso lembrete de que a democracia deve ser defendida todos os dias”.
“Sua performance não apenas nos encheu de orgulho, mas também nos emocionou ao resgatar uma história que não pode ser esquecida, muito menos repetida: os horrores da ditadura militar em nosso país”, destacou o petista.
“Que emoção ver Fernanda Torres reconhecida com o Globo de Ouro de melhor atriz. Que lindo vê-la dedicar a estatueta a Fernanda Montenegro, sua mãe, outra atriz espetacular. Que homenagem à força e à história de Eunice Paiva”, destacou o senador Humberto Costa (PT-PE).
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) também destacou a emoção de Fernanda Torres com a premiação e o caráter de resgate histórico do filme. “Fernanda Torres enaltece o caráter histórico do filme e da luta de Eunice Paiva. Viva o cinema nacional!”, comemorou a senadora.
O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que Fernanda Torres é motivo de orgulho para o Brasil. “Parabéns, Fernanda Torres, por conquistar o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro pela brilhante interpretação de Dona Eunice Paiva no filme ‘Ainda Estou Aqui’. Você é motivo de orgulho para o Brasil. Pela verdade, pela justiça e pela democracia, sempre!”
Já o senador Jaques Wagner (PT-BA) pontuou que esse é um “prêmio sobre as Fernandas e uma conquista sobre um Brasil que resiste através da sua arte e fortalece sua imagem pro mundo através do talento das nossas e dos nossos artistas”.
“Histórico! Um prêmio sobre as Fernandas e uma conquista sobre um Brasil que resiste através da sua arte e fortalece sua imagem pro mundo através do talento das nossas e dos nossos artistas. Sem dúvida, é também um grande reconhecimento ao cinema brasileiro, que mostra a força de sua retomada e tem tanto ainda para oferecer. A arte salva e, acima de tudo, nos ajuda a preservar nossa memória e a compreender a nossa história! A vida e a luta de Eunice Paiva, contada em ‘Ainda Estou Aqui’, revela com maestria tudo isso e muito mais. A vida presta mesmo, Fernanda! Parabéns! Viva o cinema brasileiro! Orgulho do Brasil!”, completou o líder do governo Lula no Senado.
Com informações da Agência Brasil e de assessorias.