Lula é recebido pelo imperador do Japão Naruhito
O presidente brasileiro citou a influência da cultura japonesa na agricultura, economia, industrialização e cultura nacionais. Países celebram 130 anos de relações diplomáticas em 2025.
Por Humberto Azevedo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido na manhã desta terça-feira, 25 de março, pelo Imperador do Japão, Naruhito, e pela imperatriz Masako, ao participar da cerimônia de boas-vindas que aquele país lhe concedeu no Palácio Imperial, em Tóquio. Lula estava acompanhado da primeira-dama do país, Janja da Silva.
Após ouvir os hinos nacionais de Brasil e Japão e passar em revista as tropas, o presidente brasileiro, ao som de Aquarela do Brasil, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso, cumprimentou as delegações de ambas as nações. Então, reuniu-se com o imperador Naruhito no Palácio Imperial, mesmo local onde, na noite desta terça participa de um jantar em sua homenagem. Na saída, o presidente ouviu a execução de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Apesar de ser a quinta visita de Lula ao Japão, esta é sua primeira visita de Estado. A relação entre Brasil e Japão foi elevada ao status de “Parceria Estratégica Global” em 2014, durante visita do então primeiro-ministro Shinzo Abe ao Brasil.
O presidente Lula exaltou os valores comuns entre os dois países como Paz, democracia, multilateralismo e desenvolvimento sustentável. As duas nações celebram os 130 anos de relações diplomáticas em 2025. A visita de Estado é a primeira recebida pelo Japão desde 2019.
O país asiático costuma lançar convite para apenas uma por ano, mas desde a pandemia da Covid-19 nenhuma havia se realizado. A comitiva brasileira que viajou ao país asiático junto com Lula é composta de diversos ministros, parlamentares e empresários, que até quinta-feira, 27 de março, terá uma extensa agenda de “diálogos e articulações” em busca de reforçar os laços entre os dois países.
“Comemoramos 130 anos de relações diplomáticas, sustentados pelo respeito mútuo e pela colaboração contínua. Nossas trajetórias se entrelaçam e se reforçam. O Brasil hospeda a maior comunidade nikkei fora do Japão. É imensurável a contribuição japonesa para a economia, a agricultura, a industrialização e a cultura brasileira”, listou o presidente.
COMUNIDADE EXPRESSIVA

O presidente lembrou ainda um discurso do Imperador Naruhito, na condição de príncipe-herdeiro, quando esteve em Brasília em 2018. Na ocasião, ele fez um apelo à comunidade internacional para priorizar o fornecimento sustentável de água e saneamento.
“Suas preocupações não poderiam ser mais atuais e relevantes. Como país que abriga a maior floresta tropical e reserva de água doce do mundo, o Brasil está comprometido com um modelo de sustentabilidade baseado na inclusão social. Contamos com o firme engajamento do Japão na COP 30, em Belém do Pará”, afirmou Lula.
Com informações de assessoria.