• Home
  • Política
  • Lula e petistas celebram vitória de novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi
O presidente Lula da Silva junto com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, durante o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 13 de julho de 2023. Yamandú Orsi é discípulo de Mujica. (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

Lula e petistas celebram vitória de novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi

Ex-governador de Canelones, segundo principal estado uruguaio, de 57 anos, é visto pela imprensa uruguaia como um sucessor do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica. Candidato da centro-esquerda Frente Ampla, Orsi derrotou no 2º turno o candidato de centro-direita dos “blancos”.

 

Por Humberto Azevedo

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Líder do PT na Câmara – deputado Odair Cunha (MG) e a deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR), presidenta do diretório nacional do PT, celebram a vitória do novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi, filiado ao partido da “Frente Ampla” de centro-esquerda, que derrotou no 2º turno das eleições daquele país ocorridas neste último domingo, 24 de novembro, o candidato dos “blancos” – Partido Nacional – de centro-direita, Álvaro Delgado.

 

Ex-governador de Canelones, segundo principal estado uruguaio, de 57 anos, é visto pela imprensa uruguaia como uma espécie de sucessor do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, de 89 anos, que cativou a população do seu país e de boa parte do mundo com o modo de vida simples que leva. Mujica, que enfrenta um tratamento de tratamento de câncer no esôfago, compareceu ao discurso à festa da vitória de Orsi, onde afirmou que estava feliz pelo futuro dos uruguaios.

 

Além de celebrar a vitória do novo presidente uruguaio, Lula já entrou em contato Yamandú Orsi, com quem falou por telefone na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro. Além de parabenizá-lo pela vitória no país vizinho, Lula também mandou um abraço ao ex-presidente Pepe Mujica. Na oportunidade, o presidente brasileiro informou visitará o Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula do Mercosul, quando pretende se encontrar com o presidente eleito e o atual presidente, Lacalle Pou, que já iniciou o governo de transição.

 

“A eleição de Yamandú Orsi, nome apoiado por Pepe Mujica, como presidente do Uruguai significa a volta da esquerda e de um projeto que transformou a realidade do país, com ideais e políticas de justiça social e igualdade. Parabéns, Yamandú, por essa vitória tão expressiva para o Uruguai e para a América Latina! Que o Brasil e o Uruguai caminhem juntos na construção de uma sociedade mais fraterna, integrada e unida!”, exclamou o líder petista na Câmara.

 

“A escolha democrática do povo uruguaio, expressa nos 52,3% de votos válidos, deixa evidente a compreensão coletiva sobre a importância do momento histórico e a decisão de seguir um caminho de democracia, inclusão e progresso nos próximos cinco anos. Compartilhamos com vocês os ideais de democracia e unidade, sob os princípios de liberdade, igualdade, justiça social e solidariedade internacional. A vitória de vocês representa um passo significativo na busca por uma região mais justa, equitativa e integrada”, complementou a deputada Gleisi.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE