• Home
  • Política
  • Lula e Claudia Sheinbaum reafirmam propósito de continuarem cultivando “relações produtivas com todos os países das Américas”
Na foto, Lula recebe a presidente do México, Claudia Sheinbaum, durante cumprimentos aos líderes do último encontro de cúpula do G20 ocorrido no Brasil em 2024. (Foto: Ricardo Stuckert / Secom-PR)

Lula e Claudia Sheinbaum reafirmam propósito de continuarem cultivando “relações produtivas com todos os países das Américas”

Tanto o presidente brasileiro, quanto a presidenta mexicana reforçaram a necessidade de também possuírem boas relações com a nova gestão de Trump à frente dos EUA. Um dos primeiros atos do novo-velho presidente norte-americano foi renomear o Golfo do México para Golfo da América.

 

Por Humberto Azevedo

 

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do México, Claudia Sheinbaum reafirmaram nesta quinta-feira, 23 de janeiro, o propósito de continuarem cultivando boas e excelentes “relações produtivas com todos os países das Américas”, incluindo a nova gestão de Donald Trump à frente dos Estados Unidos da América (EUA).

 

A afirmação dos dois presidentes das duas maiores economias da América Latina acontece após um dos primeiros atos do novo-velho presidente norte-americano de renomear, pelo menos simbolicamente pelo lado dos EUA, o Golfo do México para “Golfo da América”.

 

Na conversa, que aconteceu por telefone na tarde desta quinta, “ambos reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos”, informou a assessoria de imprensa da Presidência da República.

 

INICIATIVA DE LULA

 

O contato telefônico foi uma iniciativa de Lula e se iniciou às 14h15. Na ocasião, eles também trataram de “temas da agenda bilateral e regional”.

 

“A fim de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região. Lula e Sheinbaum ressaltaram a importância do fortalecimento de foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México”, diz trecho da nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

 

Por fim, Lula convidou a mandatária mexicana a realizar uma visita oficial de Estado ao Brasil, “a fim de dar impulso adicional ao excelente momento do relacionamento bilateral” entre os dois países.

 

Com informações de assessoria.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE