Inaugurado o novo escritório de negócios do BRB, banco oficial do Consórcio Brasil Central
Por João Pedro Marques
Banco de Brasília fomenta o desenvolvimento da região Centro-Oeste
Banco de Brasília (BRB) tem se firmado como instituição financeira que investe no desenvolvimento não apenas do Distrito Federal, mas também dos estados da região Centro-Oeste, além de ser um promotor de negócios da iniciativa privada. Por exemplo, seu presidente, Paulo Henrique Costa, explicou que o escritório é direcionado ao atendimento dos sindicatos e das empresas vinculadas à Fecomércio de Brasília.
Zambelli convoca manifestação contra Lula na Avenida Paulista
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), apoiadora do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), convocou em suas redes sociais aliados do “Movimento da Liberdade” comparecerem a um ato de manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 9 de junho contra o atual presidente Lula. Programado para às 14h, o protesto que tem como título ‘#foralula’ e como ponto de encontro o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Nas redes, a deputada pede aos seguidores que compartilhem o convite a amigos e familiares, que traz um texto informando as diretrizes do evento.
Deputada é ré pelo crime de ter invadido o site do CNJ
Atualmente, Zambelli é ré pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica por invasão do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A denúncia, que inclui o hacker Walter Delgatti, o ‘Vermelho’, foi feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a investigação da Polícia Federal, os documentos apreendidos com a deputada correspondem, integral ou parcialmente, aos arquivos inseridos por Delgatti no sistema do órgão, o que foi justificado como suficiente para acusá-la. A defesa da deputada nega as acusações.
Produtividade do Judiciário brasileiro aumentou quase 7% em 2023
O Relatório “Justiça em Números”, que será divulgado nesta terça-feira (28) pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, mostra um aumento de 6,9% na produtividade do Poder Judiciário brasileiro em 2023. O índice leva em conta o número de processos baixados, ou seja, que tiveram julgamento definitivo naquela instância durante todo o ano passado. Segundo as informações, foram encerrados 34,98 milhões de processos, sendo 25,3 milhões na Justiça Estadual (8,7% mais que em 2022), 4,5 milhões na Justiça Federal (queda de 9,1%), 4,1 milhões na Justiça do Trabalho (alta de 20,1%), 212 mil na Justiça Eleitoral (queda de 19,6%), 3,9 mil na Justiça Militar (queda de 3,6%) e 734 mil nos tribunais superiores (alta de 4,7%). A alta da produtividade, portanto, foi puxada pela Justiça Estadual, pela Justiça do Trabalho e pelos tribunais superiores.
Diálogo histórico sobre emergência climática e direitos humanos
Debates sobre democracia e medidas de mitigação das emergências climáticas marcaram a primeira parte das audiências públicas promovidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), na segunda-feira (27/5), em Manaus. A escuta, que conta com a participação de organizações civis de vários lugares do globo, integram o 167º Período Ordinário de Sessões elaborado pela Corte que começou em Brasília na segunda-feira (20/5). A presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Nancy Hernández López, destacou a importância das audiências públicas foram realizadas ao longo deste dia 27. Ao todo foram consultadas 265 organizações de vários lugares do mundo.
Ministério da Justiça divulga portaria sobre uso de câmeras corporais
O Ministério da Justiça divulgou a norma que regulamenta o uso de câmeras corporais por policiais em todo o país. Os estados não são obrigados a seguirem as diretrizes propostas, mas aqueles que o fizerem receberão recursos do governo federal. O texto estabelece que as câmeras poderão ser acionadas de forma automática, com gravação ininterrupta durante o turno do policial ou programada para responder determinadas ações; remota, após decisão de autoridade competente; ou pelo próprio policial, a fim de preservar sua intimidade nos períodos de intervalo. As autoridades estaduais terão autonomia para escolher qual modelo irão adotar. No entanto, deverão ser filmadas situações como atendimentos de ocorrência, atividades que demandem medidas ostensivas, buscas pessoais, ações operacionais, cumprimento de mandados, entre outros.
Magda Chambrird defende explorar petróleo em ‘novas fronteiras’
“O esforço exploratório dessa empresa tem que ser mantido, tem que ser acelerado.” A afirmação foi feita ontem por Magda Chambriard em sua primeira entrevista após assumir, na sexta-feira, a presidência da Petrobras, substituindo Jean Paul Prates. “Temos que tomar muito cuidado com a reposição das reservas, a menos que a gente queira aceitar o fato de que podemos voltar a ser importadores, o que para mim está fora de cogitação”, disse. Em sua fala inicial, citou a necessidade de encarar a transição energética, mas destacou o papel das novas fronteiras — como a Margem Equatorial do Amazonas — no futuro da estatal, uma política combatida por ambientalistas dentro do próprio governo.
Nova presidente diz que estatal deve ser rentável a atender acionistas
A nova presidente também afirmou que a Petrobras tem de ser rentável e atender aos interesses dos acionistas, sejam eles privados ou governamentais. “Nós vamos respeitar a lógica empresarial. Não há como gerir uma empresa dessas sem respeitar a lógica empresarial. Dando lucro, sendo tempestivo, atendendo aos interesses tanto dos acionistas públicos quanto dos privados, nós vamos fazer”, afirmou. “Se existe uma coisa que eu tenho certeza e garanto é que essa empresa vai dar muito lucro. Se tem lucros, tem dividendos. Nós queremos ter lucros.”
Ministro de Minas e Energia alerta que Guiana extrai petróleo
Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que, enquanto o país discute a exploração de petróleo na Margem Equatorial, a Guiana está extraindo o óleo em região que deveria ser explorada pelo Brasil. “Nossos irmãos da Guiana estão chupando de canudinho as riquezas do Brasil, estão explorando na divisa, em um bloco adquirido no governo Dilma. Não podemos desrespeitar contratos. É direito do povo brasileiro conhecer suas riquezas”, disse. O projeto, no entanto, é contestado pelo Ibama.
Moraes atende súplica e manda a PF ouvir Rivaldo Barbosa
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal ouça o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa em até cinco dias. O delegado, preso desde 24 de março sob acusação de ter planejado a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), suplicou por um depoimento, enviando um bilhete a Moraes no verso de uma intimação, entregue a um oficial de Justiça na Penitenciária Federal de Brasília. Há um mês, ele já havia pedido ao ministro para prestar depoimento à PF. Na ocasião, afirmou que ainda não foi ouvido pelos investigadores, mesmo com ordem judicial.
FRASE DO DIA
“Apesar do nosso esforço supremo para não prejudicar civis não envolvidos, ocorreu um trágico acidente. Para nós, cada civil não envolvido que é ferido é uma tragédia. Para o Hamas é uma estratégia. Essa é toda a diferença”.
Do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.