• Home
  • Política
  • Hugo Motta e Davi Alcolumbre lideram corrida pelas presidências da Câmara e do Senado

Hugo Motta e Davi Alcolumbre lideram corrida pelas presidências da Câmara e do Senado

20:23 30.11.2024 

Prédio do Congresso Nacional, em Brasília (DF), na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2024

Nos siga no

A maioria dos parlamentares já anunciou apoio formal para ocupar o posto no próximo ano.
A eleição para definir os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado está marcada para 2025, mas parlamentares de ambas as casas já atuam em busca de apoio. No momento há dois favoritos na disputa: Hugo Motta (Republicanos-PB) lidera a corrida pela presidência da Câmara, enquanto Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) é favorito para presidir o Senado.
Segundo noticiou o portal g1, a maioria dos partidos já formalizou apoio aos principais candidatos. Hugo Motta tem o apoio formal de 488 dos 513 deputados da Câmara, sendo que 12 ainda não anunciaram apoio. Já Alcolumbre tem o apoio formal de 63 dos 81 senadores, assim como na Câmara, 12 ainda não anunciaram apoio formal.

Marcos Pontes em reunião na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em Brasília (DF). Brasil, 13 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2024

Notícias do Brasil

‘Tenho direito’, diz Marcos Pontes à Sputnik sobre tentar chefia do Senado sem apoio do PL (VÍDEOS)

Motta tem o apoio de 17 partidos: PL, PT, União Brasil, PP, Republicanos, MDB, PSD, PDT, PSB, Podemos, PSDB, PCdoB, PV, PRD, Solidariedade, Cidadania e Rede. Avante e Novo ainda não anunciaram apoio formal.
Alcolumbre, por sua vez, tem o apoio de oito partidos: PSD, PL, PT, União Brasil, PP, PSB, Republicanos, PDT. Faltam anunciar apoio formal o MDB, o PSDB e o Novo.
Ao angariar o apoio da maioria em suas respectivas casas, Motta e Alcolumbre esvaziaram as candidaturas de seus adversários e a possibilidade de o cenário ser alterado e impedir as respectivas vitórias é quase nula.
Na Câmara, o PSOL, que conta com 13 deputados, lançou a candidatura do Pastor Henrique Vieira, mas não atraiu apoio formal de outras legendas.
Já no Senado, Eliziane Gama (PSD-BA) chegou a anunciar pré-candidatura ao posto, mas seu partido optou pelo apoio a Alcolumbre.

 

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE