Flávio Dino cita independência do STF e manda recado que não tem medo de ameaças
Em relação as ameaças que os ministros do Supremo vem sofrendo por parte de militantes da direita, Dino foi direto e reto.
Por Jefferson Oliveira, do 24 Horas Mato Grosso.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) destacou nesta segunda-feira (18), a independência da Corte e ressaltou que as decisões tomadas são fruto do debate coletivo entre os 11 ministros, e não de iniciativas individuais.
Em entrevista na Assembleia Legislativa, Flávio comentou sobre a percepção pública de que algumas decisões do STF são personalizadas em determinados ministros. Ele refutou essa ideia, reforçando a natureza colegiada do tribunal.
Em relação as ameaças que os ministros do Supremo vem sofrendo por parte de militantes da direita, Dino foi direto e reto.
“Às vezes personalizam a atuação do Supremo no Alexandre [ de Moraes] ou no Gilmar [Mendes], muito raramente em mim, mas personalizam muito neles e em outros e acham que, eventualmente, primeiro, alguém vai se intimidar. Não vai. Quem chega no Supremo não tem medo de bicho-papão, não tem medo de assombração”, afirmou.
Ele também enfatizou que as propostas feitas pelos ministros, como ele, Alexandre ou Gilmar Mendes, precisam do aval do colegiado para se tornarem decisões.
“Eu proponho, Alexandre propõe, o Gilmar propõe, mas quem decide são os 11. Então, não adianta achar que vai intimidar um ou outro, porque não vai. E, segundo, mesmo que fosse, é uma posição unânime na defesa da Constituição”, declarou.
Flávio participa ao lado de Alexandre e Gilmar do evento de 35 anos da constituição de Mato Grosso que acontece na Assembleia Legislativa.