Crise com Netanyahu escala e Lula convoca embaixador do Brasil em Israel e chanceler brasileiro chama embaixador israelense para se explicar
Por João Pedro Marques
Reação dura de Israel não deixou ao governo brasileiro margem de recuo da fala infeliz de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou o retorno ao Brasil do embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, para consultas. A decisão acontece após a reação de Israel à fala do petista sobre o genocídio contra palestinos na Faixa de Gaza, comparando a situação ao Holocausto. Embora muitos analistas considerem a fala de Lula infeliz em alguns aspectos, a reação do governo de Israel também foi criticada por não permitir ao governo brasileiro um pedido de desculpas.
Israel considerou Lula “persona non grata”
A medida de Lula vem como resposta direta à convocação do embaixador Meyer pelo governo israelense para uma reprimenda. Israel chegou ao ponto de declarar o presidente como “persona non grata”, ampliando ainda mais a crise diplomática entre os dois países. O Ministério das Relações Exteriores de Israel escolheu um gesto simbólico para repreender o embaixador brasileiro, chamando-o para uma reunião no Memorial do Holocausto, Yad Vashem, em Jerusalém. O museu é um importante local de recordação do Holocausto nazista, que dizimou milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção foi constranger Meyer.
Mauro Vieira convoca embaixador Israelense para reunião
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça ao Palácio Itamaraty, no Rio. A medida ocorre depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu o retorno do embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer. A medida é uma resposta à convocação do embaixador, feita por Israel, para uma reprimenda ao Brasil.
Dilma diz que estava sendo monitorada pela Abin
Durante a campanha presidencial de 2022, a ex-presidente Dilma Rousseff relatou a Lula (PT) eventos que levantaram suspeitas de que ela vinha sendo espionada. O incidente ocorreu em Brasília, após a posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 16 de agosto de 2022. Naquela noite, após participar da cerimônia, Dilma foi jantar com amigos no restaurante Villa Tevere, na Asa Sul da capital. Ao chegar, a segurança da ex-presidente foi informada sobre a presença anterior de “seguranças do GSI” no local, referindo-se ao Gabinete de Segurança Institucional.
Empresário Abílio Diniz morre aos 87 anos
Morreu no domingo, aos 87 anos, o empresário Abílio Diniz, fundador do grupo Pão de Açúcar. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, devido a uma pneumonia. Diniz teve insuficiência respiratória durante uma viagem aos EUA e precisou ser trazido de volta ao Brasil em um avião com UTI. Paulistano, filho imigrantes portugueses, Diniz cresceu nos fundos de uma mercearia e, aos 12 anos, ajudou o pai montar uma padaria chamada Pão de Açúcar, dando início a um império que, no fim dos anos 1960, contava com 60 lojas em 17 cidades. Pioneiro no setor de varejo, criou o primeiro hipermercado brasileiro em 1971 e abriu os primeiros supermercados 24 horas e em shopping centers.
Lewandowski não dá prazo para prisão de fugitivos
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi a Mossoró (RN) no domingo, para acompanhar as investigações sobre a fuga de dois presos ligados à facção Comando Vermelho da penitenciária federal de segurança máxima, na última quarta-feira. Ele informou que não há prazo para se encerrar as buscas aos fugitivos e atribuiu a demora às condições climáticas e de terreno da região que, segundo Lewandowski, desfavorecem o trabalho dos agentes. “É um terreno complexo do ponto de vista das buscas, porque ele é basicamente coberto por matas”, disse.
Brigada Militar será investigada por racismo no RS
O governo do Rio Grande do Sul abriu sindicância para apurar denúncia de racismo contra a Brigada Militar durante o atendimento a um caso de agressão após as imagens da ação viralizarem nas redes sociais no sábado. O motoboy Everton Henrique Goandete da Silva, negro de 40 anos, foi ferido no rosto com uma faca por um homem branco mais velho durante uma discussão. Ao chegarem, os policiais imobilizaram e detiveram Everton, mesmo com testemunhas relatando ser ele a vítima. O agressor deixou o local e só foi preso ao voltar, já com outra roupa.
Sebastião Salgado anuncia sua aposentadoria
Um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, Sebastião Salgado anunciou sua aposentadoria das câmeras para focar na curadoria de seu acervo. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o artista de 80 anos revela que sua saúde pesou na decisão, tendo de viver com sequelas de uma doença sanguínea provocada pela malária contraída na Indonésia e problemas na coluna causados por uma mina terrestre em Moçambique. Mesmo com a aposentadoria, Salgado segue em atividade, tendo entre seus próximos trabalhos a participação na exposição da Sony World Photography Awards 2024, em Londres, e uma mostra especial na Conferência Climática da ONU (COP30), em Belém (PA), destacando seu projeto Amazônia.
PEC contra aposentadoria compulsória a juízes
Dias antes de se tornar ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flavio Dino se prepara para apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). O senador fez uma proposta que bane a aposentadoria compulsória como forma de punição para juízes, promotores ou militares que cometerem delitos graves.
FRASE DO DIA
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”.
Do presidente Lula, em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou dias da 37ª Cúpula da União Africana.