• Home
  • Política
  • Com líderes da Câmara insatisfeitos após decisão de Flávio Dino, Lula se reúne com Arthur Lira no Palácio do Alvorada
Lula e Lira durante a abertura da 25ª marcha dos prefeitos, em Brasília, em maio deste ano. (Foto: Ricardo Stuckert / Secom-PR)

Com líderes da Câmara insatisfeitos após decisão de Flávio Dino, Lula se reúne com Arthur Lira no Palácio do Alvorada

Encontro entre o presidente da República e o presidente da “Casa do Povo” durou cerca de duas horas e ninguém se manifestou ao final. Depois do encontro, Lira passou a se reunir com líderes da Câmara na residência oficial.

 

Por Humberto Azevedo

 

Com líderes partidários da Câmara dos Deputados insatisfeitos após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, em suspender o pagamento das emendas de “líderes” por falta de transparência na identificação dos recursos encaminhados pelos parlamentares às suas bases políticas, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 26 de dezembro, com o ainda presidente da Câmara até o próximo dia 31 de janeiro de 2025, deputado Arthur Lira (PP-AL), no Palácio do Alvorada. 

 

O encontro entre o presidente da República e o presidente da “Casa do Povo” durou cerca de duas horas e ninguém se manifestou ao final. Nem Lula, nem Lira. Depois do encontro, o parlamentar alagoano – que suspendeu suas férias em Alagoas – passou a se reunir com os demais líderes da Câmara na residência oficial em reunião presencial e remota. Aliados de Lira afirmaram que ele foi à reunião a convite do presidente da República. O encontro entre os dois começou por volta das 15h30 e se estendeu até às 17h30.

 

Por decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o governo federal decidiu não recorrer da decisão proferida pelo ministro Flávio Dino. Em entrevista para a “TV Fórum”, o ministro Alexandre Padilha informou que o governo vai cumprir a sentença.

 

“Vamos cumprir. Decisão do Supremo tem que se cumprir não é?”A AGU fez uma avaliação detalhada, não apontou necessidade de recurso, então vai se cumprir”, disse Padilha.

 

A decisão de Flávio Dino ocorreu após pedido realizado pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) acionar a Suprema Corte afirmando que o novo mecanismo retomaria, na prática, o “orçamento secreto” já julgado pela corte como inconstitucional e que levou os Três Poderes a repactuar formas de como serão feitos os pagamentos das emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) apresentadas por parlamentares.

 

Além do encontro com Lira, o presidente Lula se reuniu ainda nesta quinta com a vice-ministra das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, às 11 horas, também no Palácio do Alvorada, onde despacha desde a semana passada quando regressou de São Paulo (SP), após passar por cirurgia no cérebro para drenar fluxo de sangue surgido após cair no banheiro, em outubro, no próprio Palácio do Alvorada.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE