Comemoração do “Dia de Portugal” celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos, que pôs fim à ditadura salazarista
O evento foi comemorado na noite da última segunda-feira, 10 de junho, na sede da embaixada portuguesa em Brasília e marcou os traços de união Brasil e Portugal com muito vinho, bacalhau e arroz ao pato.
Por Humberto Azevedo
Na última segunda-feira, 10 de junho, a embaixada de Portugal no Brasil celebrou em Brasília, na sua sede, o “Dia de Portugal”, onde foram celebrados os 50 anos da Revolução dos Cravos, que pôs fim a décadas da ditadura salazarista.
O evento, que também marcou os traços de união Brasil e Portugal, foi comemorado com muito vinho, bacalhau e arroz ao pato. Do poeta Camões às comunidades lusitanas presentes no Brasil, a solenidade foi uma grande confraternização que envolveu boa parte do mundo diplomático da capital federal brasileira. Estiveram presentes diversos representantes de embaixadas de outros países. O líder do governo Lula III no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na celebração.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do governo português, Nuno Sampaio, presente em Brasília, destacou a importância dos laços que unem os povos dos dois países.
O ano de 2024 também celebra os 500 anos de nascimento do escritor Luís Vaz de Camões, considerado o maior poeta português, autor de Os Lusíadas.
Realizado nos jardins da embaixada aconteceu uma exibição de cavalos de raça puro sangue lusitano, da Coudelaria Rocas do Vouga, uma das mais galardoadas do Brasil, permitindo o contato com a tradicional arte equestre portuguesa.
Em seu Discurso, o embaixador de Portugal, no Brasil, Luís Faro Ramos, enfatizou que “democracia e liberdade se constroem todos os dias, assumindo e praticando valores como a tolerância, o respeito e a igualdade”, sendo essa a mensagem atual da Revolução dos Cravos, mas também a mensagem partilhada entre Brasil e Portugal, que têm uma relação singular e muito densa, e que se vem fortalecendo a cada ano.
O embaixador Luís Faro salientou, ainda, exemplos da intensidade e dinamismo da relação entre as duas nações, como a Cimeira Bilateral e a visita de Estado que o presidente Lula fez a Portugal em 2023. O embaixador apontou também a vitalidade das empresas portuguesas no Brasil e das empresas brasileiras em Portugal, as diversas celebrações culturais conjuntas, e as comunidades brasileiras em Portugal e as portuguesas no Brasil, destacando que a demanda pela cidadania e por vistos para Portugal continua muito alta.
A organização da festa do Dia de Portugal contou com o apoio institucional de várias empresas como a Galp Energia, EDP eletricidade, da companhia Transportes Aéreos Portugueses (TAP), da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), os azeites da Andorinha, frigorífico BOM PORTO, ViniPortugal, Casa Santos Lima, Santa Vitória Vinhos, Casa Relvas, Alentejo, Sabores de Portugal, Adega Portuguesa, Qualimpor, Cafés delta, Banco Rendimento, Segurança Esparta, Dinâmica, VFS Global, APCER, Teixeira Duarte, Empresa Construtora Brasil SA (EBC), Grupo Mota, Engil, Geocoba, Vila Galé, Beeva apicultura, e FDC vitaminas.
Na terça-feira, 11 de junho, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveu, em parceria com a embaixada de Portugal e com a Agência Brasileira de Exportação (Apex-Brasil), um fórum empresarial, onde foram debatidos entre outros assuntos, temas econômicos ligados a dinamização do comércio e do investimento bilateral entre Brasil e Portugal. Além de intercâmbio cultural e logístico.