• Home
  • Política
  • Mesmo inelegível, Bolsonaro está em plena campanha, e não só para seus candidatos em 2024: ele mira também 2026

Mesmo inelegível, Bolsonaro está em plena campanha, e não só para seus candidatos em 2024: ele mira também 2026

Por João Pedro Marques

 

Bolsonaro diz, ao lado de Caiado e Tarcísio, ter “plantado sementes”

Ao lado de Tarcísio e Caiado em Ribeirão Preto, Bolsonaro diz que 'plantou sementes' em 4 anos - Estadão

“Só discuto 2026 depois de 2024”. Esta foi a declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao lado dos governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Ronaldo Caiado, de Goiás, na abertura da Agrishow em Ribeirão Preto. Freitas e Caiado são dois dos três pretendentes ao legado eleitoral do bolsonarismo. O outro é o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Caiado é quase pré-candidatíssimo. Freitas também, mas há que analise que ele não vai arriscar deixar o governo do mais poderoso estado do país agora. Mas Bolsonaro não está em campanha apenas para eleger seus candidatos a prefeito agora, em 2024. Sua campanha é a dele mesmo, caso consiga fugir de alguma condenação e recuperar sua elegibilidade.

Bolsonaro diz que ainda é cedo para falar em sua candidatura

Bolsonaro disse que ainda é cedo para discutir um nome para a eleição presidencial de 2026 justamente porque até lá o vento pode soprar a seu favor. Afinal, como disseram os capas-pretas da política nacional: “Política é como nuvens. Você olha e está de um jeito. Volta a olhar novamente e está de outro jeito”. Uns dizem que a frase é de Ulisses Guimarães, outros atribuem a Tancredo Neves e há quem diga que não é de nenhum dos dois. De todo modo, muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte.

Governo admite “erro de comunicação”, mas nega crise com Legislativo

Não foi para ofender", diz Jaques Wagner sobre PEC do STF

A coluna conversou nesta terça (30) com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Ele confirmou que o governo reconhece que errou na comunicação com o Congresso Nacional, especialmente em relação à ação da Advocacia-Geral da União (AGU) que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a inconstitucionalidade da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia e dos municípios. A ação chegou às mãos do ministro Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula, que acabou dando ganho ao Executivo. Wagner, no entanto, insiste que não há conflitos entre o Executivo e o Legislativo.

Wagner diz que governo já havia alertado sobre inconstitucionalidade

O senador também lembrou que o governo Lula já havia alertado o Senado sobre a inconstitucionalidade do projeto de lei aprovado no Senado que prorroga a desoneração da folha salarial. “Já tinha sido falada várias vezes”, afirmou o líder do governo. Mas admite que esse aviso e que a informação de que o governo entraria com a ação de inconstitucionalidade não ficaram bem claros. “Está aí a falha na comunicação”, acrescentou.

Padilha tenta entrar no fogo cruzado entre Haddad e Pacheco

Alexandre Padilha no fogo cruzado entre Haddad e Pacheco - Paraná Urgente

Por outro lado, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, entrou em campo para tentar conter as rusgas com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o ministro Fernando Haddad. Contudo, como Padilha não anda muito bem quisto no outro vértice da Praça dos Três Poderes, assessores do gabinete da Presidência do Congresso disseram à coluna que ele não terá muito a oferecer.

Fávaro promete Plano Safra 24/25 mais turbinado e com juros menores

Plano Safra 2024/25 deve ficar próximo do pedido pela CNA, diz ministro

O volume de recursos do Plano Safra 2024/2025 deve representar um novo recorde e com taxas de juros mais baixas do que as aplicadas no ciclo anterior. Foi o que garantiu o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sem, no entanto, citar valores. Ele disse que realizará reuniões com outros ministros nas próximas semanas para definir detalhes do programa. Acrescentou que já recebeu sugestões das entidades representativas de classe e que a possibilidade de ampliação dos valores já é determinação do presidente Lula.

Distantes da política, jovens descartam filiações partidárias

Filiação de jovens a partidos políticos segue caindo, mas polarização reverte quedas de PT e PL

O número de jovens brasileiros que são filiados a algum partido político atingiu o menor patamar em 10 anos. Em 2014 as legendas tinham mais de 415 mil associados entre 16 e 24 anos. Hoje, dez anos depois, esse número não passa da casa dos 180 mil. Se filiar a um partido é diferente de escolher um time para torcer. Além da filiação ser burocrática, o associado precisa comparecer a atividades políticas da legenda e participar de votações internas. Um dos motivos apontados para a falta de interesse das novas gerações é o desgaste da política de 2014 para cá.

STJ decide sobre reparação por abuso sexual na infância e adolescência

STJ amplia prazo para vítimas de abuso pedirem indenização na Justiça

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o prazo de três anos para que vítimas de abuso sexual na infância ou na adolescência busquem reparação judicial deve começar a partir do momento em que se adquire total consciência dos danos. Até então, o prazo de prescrição para ações indenizatórias era contado quando a pessoa completava 18 anos. O relator da matéria, ministro Antonio Carlos Ferreira, observou que uma vítima tem dificuldade para lidar com as consequências psicológicas dos abusos sexuais, podendo levar anos para reconhecer o trauma, o que inviabiliza a contagem do prazo a partir da maioridade.

Depardieu é preso por agressão sexual a duas mulheres na França

Gérard Depardieu é preso por acusações de agressões sexuais, diz agência

O ator francês Gérard Depardieu, de 75 anos, foi preso ontem por denúncias de agressão sexual feitas por duas mulheres. Os crimes teriam acontecido em 2014 e 2021 em sets de filmagens. No primeiro caso, a acusadora, que tinha 24 anos na época, diz que o ator tocou partes de seu corpo sem consentimento. A segunda denúncia foi feita por uma camareira que trabalhou nas filmagens de Les Volets Verts. O ator nega as denúncias e se diz vítima de uma campanha de difamação.

Volta da paixão dos brasileiros por vinil reanima as indústrias fonográficas

STF vai decidir se vinis importados com obras brasileiras têm direito a imunidade tributária

Eles estão de volta. E com força. Considerados mortos desde os anos 1990, os discos de vinil voltaram a ser uma paixão, em particular no Brasil, onde fábricas foram reabertas ou fundadas e o número de cópias vendidas já supera o de CDs e DVDs. Mais do que reviver uma tecnologia, esse público revive carreiras de artistas do passado e reativam suas memorias musicais afetivas.

The Coffee, a cafeteria do Brasil para o outro lado do mundo

Conheça a The Coffee, cafeteria apertada que não aceita dinheiro e se multiplica por SP - 08/09/2021 - Restaurantes - Guia Folha

O The Coffee, rede brasileira de cafeterias, expandiu para a Europa e agora mira o mercado asiático, com uma nova loja em Bancoc e planos para Dubai. Fundada em Curitiba em 2018, já possui mais de 200 unidades, principalmente franquias. Apesar de ser conhecida pelas “portinhas” de café to go, está ampliando para espaços maiores com áreas de consumo interno. O modelo “to go” tem crescido no Brasil, especialmente após a pandemia, devido ao baixo investimento inicial e à operação enxuta.

Primeiro lote de restituição do IR será para quem enviar até dia 5, domingo

Receita paga nesta quarta primeiro lote de restituição do IR 2023 | Agência Brasil

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 será para quem enviar a declaração até 5 de maio, priorizando idosos, pessoas com deficiência, professores e quem usar o pré-preenchimento ou optar pelo Pix. A consulta estará disponível em 24 de maio, com o pagamento previsto para 31 de maio.

FRASE DO DIA

“Se não voltar um dia, plantei sementes ao longo desses quatro anos”.

De Jair Bolsonaro, sobre a possibilidade de voltar a ser candidato.

 

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE