• Home
  • Política
  • Presidente Lula sobe o tom e pressiona ministros por resultados após queda na popularidade

Presidente Lula sobe o tom e pressiona ministros por resultados após queda na popularidade

Por João Pedro Marques

 

Presidente cobrou mais atuação dos ministros em reunião

O presidente Lula aumentou a pressão por mais entregas do governo com impacto econômico, após pesquisas de opinião indicarem queda em sua popularidade. O discurso da busca por “melhorar a vida das pessoas”, com ganhos no emprego, na renda e na qualidade de vida, tem sido a tônica do terceiro mandato do petista, mas os apelos ganharam novos contornos diante da avaliação de que resultados positivos em indicadores econômicos, como o PIB no ano passado, ainda não se reverteram em maior otimismo entre parte dos brasileiros. Por esta razão, Lula realizou nesta segunda-feira (18) a primeira reunião ministerial do ano, com todos os integrantes do primeiro escalão do governo. Lula repassou as cobranças por resultados, seguindo o tom que já vem sendo adotado tanto em reuniões privadas quanto publicamente.

Eleições municipais também estão no horizonte das preocupações

Boletim de Urna traz mais transparência e confiabilidade às eleições – AMA

A proximidade com as eleições municipais também eleva a temperatura das discussões. Ainda que o pleito não seja o gatilho principal para o anúncio de novas medidas pelo Palácio do Planalto, há o temor de que a sensação de mal-estar não se dissipe a tempo e impacte negativamente na hora de os eleitores irem às urnas. A disputa nos municípios neste ano é considerada importante para garantir eventual reeleição de Lula ou a eleição de um sucessor ungido pelo petista em 2026.

Alimentos começaram 2024 pesando no bolso dos consumidores

Inflação de alimentos em tempos pandêmicos - Disparada

A alta acumulada de 2,34% nesses artigos entre janeiro e fevereiro foi um dos principais fatores por trás da variação acumulada de 1,25% no IPCA. O governo acredita ser este um ponto de atenção, principalmente diante da necessidade de ampliar a aceitação do governo entre as mulheres, incluindo as evangélicas. Após o encontro na semana passada, os ministros disseram esperar redução nos preços até abril e fizeram uma cobrança pública para que os atacadistas repassem os preços mais baixos.

STF prorroga inquérito das milícias digitais

Moraes prorroga inquérito das milícias digitais incluindo minuta

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 180 dias o inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento. No despacho, o ministro atende a pedido da Polícia Federal, que apontou a necessidade de mais prazo para a realização de diligências ainda pendentes. O inquérito investiga a existência de uma organização criminosa, de atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político, com a finalidade de atentar contra a democracia e o Estado de Direito.

Conferência Nacional da Mulher Advogada

Com uma vasta programação e com um público de 4 mil inscritos, chega ao fim a 4ª Conferência da Mulher Advogada, organizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio de sua Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), que é presidida pela conselheira Federal do DF, Cristiane Damasceno. O evento, que aconteceu nos dias 14 e 15 de março, foi marcado por debates, palestras, painéis e troca de experiências. O segundo e último dia de Conferência contou com 2 palestras, 5 oficinas e 13 painéis, que abordaram variadas temáticas, dentre elas: Etarismo; Oratória; Advocacia Internacional; Mulher na Política Eleitoral; O Uso da Inteligência Artificial na Advocacia; Novos Nichos de Mercado.

Copom deve reduzir Selic para 10,75% na quarta

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), de acordo com análises do jornal Valor Econômico, está prestes a realizar uma nova redução na Selic – a taxa básica de juros do país. Existe um amplo consenso entre aproximadamente 135 instituições financeiras e consultorias de que a taxa será reduzida em 0,5 ponto percentual, passando dos atuais 11,25% para 10,75% ao ano. Esse possível corte reflete um cenário econômico complexo, caracterizado por surpresas positivas na atividade econômica impulsionadas pelas decisões do atual governo do presidente Lula.

Gilmar crê em ação de Bolsonaro no plano de golpe

No último sábado (16), Gilmar Mendes, mais antigo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), expressou a convicção de que a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro nas conspirações para anular o resultado das eleições de 2022 é “clara e evidente”. Mendes destacou que os depoimentos dos ex-comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior, corroboram as suspeitas de que Bolsonaro tinha “intenções golpistas”. “Estamos diante de uma investigação consistente que elimina a ideia de que estamos fazendo inferências ou suposições sobre a responsabilidade por todos esses fatos lamentáveis”, declarou.

Desmatamento na Amazônia tem menor taxa dos últimos 6 anos

A Amazônia Legal teve no primeiro bimestre de 2024 o menor índice de desmatamento em seis anos, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgados nesta segunda-feira (18). A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão). No ano passado, neste mesmo período (janeiro e fevereiro) foram derrubados 523 km² de floresta no bioma, área que equivale ao tamanho de Brasília. Já em 2024, foram derrubados 196 km². Com isso, é possível dizer que o desmatamento no bioma teve a menor taxa dos últimos seis anos e uma diminuição de 63% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Atividade econômica cresce 0,60% em janeiro e supera expectativas

Atividade econômica do Brasil cresce 0,60% em janeiro e supera expectativas,  mostra IBC-Br | Brasil 247

A atividade econômica do Brasil iniciou 2024 com crescimento bem acima do esperado em janeiro, mostraram dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira, reforçando a visão de que a economia passa por um momento favorável mesmo que tenha desacelerado em relação ao final do ano passado. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou avanço de 0,60% no primeiro mês do ano, de acordo com dado dessazonalizado. O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,26% e marcou o quinto mês seguido no azul. No entanto, mostrou desaceleração em relação à alta de 0,82% de dezembro, em dado não revisado pelo BC.

Bolsonaro disse não temer julgamento por tentativa de golpe

Em seu primeiro evento público desde a divulgação da íntegra dos depoimentos sobre uma tentativa de golpe em 2022, Bolsonaro disse que não teme ser julgado. “Não tenho medo de nenhum julgamento, desde que os juízes sejam isentos”, disse. Durante o lançamento da pré-candidatura de Alexandre Ramagem (PL-RJ) à prefeitura do Rio de Janeiro, ele politizou as investigações contra o deputado federal, que é alvo da PF no caso da “Abin paralela”. “Curiosamente, quando ele (Ramagem) se lança candidato, o mundo cai na cabeça dele, assim como o mundo ainda cai na minha cabeça porque eu sou um paralelepípedo no sapato da esquerda”, disse Bolsonaro.

Renda habitual média dos brasileiros aumentou 3,1% de 2022 para 2023

Renda habitual média dos brasileiros cresceu 3,1% de 2022 para 2023 - Midia  NAS

O estudo do Ipea revela um aumento de 3,1% na renda média habitual dos trabalhadores brasileiros em 2023 em comparação com 2022, baseado na Pnad Contínua. A renda habitual média em dezembro de 2023 foi de R$ 3.100, representando um aumento de 3,9% em relação a dezembro de 2022. No segundo trimestre de 2023, a renda média superou os níveis de 2019 pela primeira vez desde a pandemia. As maiores altas na renda foram observadas nas regiões Norte e Nordeste, entre trabalhadores de 40 a 59 anos e com ensino médio completo. As mulheres tiveram um crescimento interanual maior na renda do que os homens ao longo de 2023.

FRASE DO DIA

“Teremos uma estratégia para direcionar o crescimento da produção, para que ocorra perto dos centros consumidores. E estamos atentos também. Se essas medidas estruturantes, se os preços não abaixarem, nós podemos tomar outras medidas governamentais que serão estudadas pela equipe econômica”.

Do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, após reunião interministerial para reduzir a redução de preços e aumento da produção de alimentos.

 

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE