• Home
  • Política
  • Governo Lula prepara medidas para aumentar produção de alimentos e reduzir preços, diz ministro da Agricultura

Governo Lula prepara medidas para aumentar produção de alimentos e reduzir preços, diz ministro da Agricultura

Por João Pedro Marques

 

Governo pode comprar estoques para garantir os preços, diz Fávaro

Preço do arroz deve cair 20% nas próximas semanas - Money Report

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quinta-feira (14) que o governo está preparando um arcabouço de iniciativas no Plano Safra, entre outras medidas, para aumentar a produção de alimentos e reduzir os preços. Fávaro ainda afirmou que o governo pode comprar estoques para garantir os preços.

Mercado está com receio de interferência política nas estatais

Por que as estatais brasileiras perderam valor desde a eleição de Lula

Nos últimos dias, o mercado tem ficado com receio da possível interferência e pressão do governo na Vale e na Petrobras — as duas empresas mais valiosas do país. Na terça, um dos conselheiros da Vale renunciou ao cargo dizendo que a escolha do novo CEO da companhia sofre “influência política” e “evidentes conflitos de interesse”. Mesmo privatizada, o governo ainda tem participação na empresa por meio de 2 votos no conselho e articulações com outros acionistas. Desde o começo do ano, Lula faz pressão para colocar Guido Mantega — ex-ministro da Fazenda nos governos do PT — na presidência da Vale.

Petrobras é empresa estatal, lembra presidente Prates

Falar em intervenção na Petrobras é promover especulação

Em seu perfil no X (ex-Twitter), presidente da Petrobras afirmou: “O mercado ficou nervoso esperando dividendos sobre cuja decisão foi meramente de adiamento e reserva. Falar em ‘intervenção na Petrobrás’ é querer criar dissidências, especulação e desinformação. É preciso de uma vez por todas compreender que a Petrobrás é uma corporação de capital misto controlada pelo Estado Brasileiro, e que este controle é exercido legitimamente pela maioria do seu Conselho de Administração. Isso não pode ser apontado como intervenção!”

Tarcísio define data para deixar o Republicanos e ir para o PL

Tarcísio diz que ninguém liga para 'esse negócio de não ser paulista' - 15/03/2022 - Poder - Folha

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem dito reservadamente a aliados que deverá deixar o Republicanos e se filiar ao PL, partido de Jair Bolsonaro, seu padrinho político, após as eleições municipais deste ano. O governador tem negado que haja algum movimento para mudar de legenda por avaliar que uma mudança antes do pleito municipal poderia atrapalhar alianças que dão sustentação ao seu governo, que inclui PL, Republicanos, PP, PSD e MDB.

PEC das drogas avança no Senado contra apreciação do STF

Esquerda resiste a “pacote anticrime”. PEC das drogas avança no Senado. STF decide sobre licença-maternidade

Depois de o Supremo Tribunal Federal retomar a discussão sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe o porte e a posse de todos os entorpecentes, incluindo maconha, em qualquer quantidade. A votação foi simbólica, quando não há registro nominal de votos, exceto do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e dos senadores Fabiano Contarato (PT-ES), Humberto Costa (PT-CE) e Marcelo Castro (MDB-PI), que mostraram contrariedade.

Lula busca se aproximar mais do agronegócio

Xico Graziano | Lula e o agro

Para se aproximar do agronegócio, o presidente Lula fará encontros a cada 15 dias com representantes do setor na Granja do Torto, residência de veraneio da Presidência. O primeiro deve ocorrer na semana que vem, com o setor de fruticultura e produção de sucos. Além de uma reunião formal no fim da tarde, haverá churrasco à noite. O Palácio do Planalto aposta que os bons resultados do agronegócio, as ações do governo e a abertura de novos mercados no exterior vão atrair o apoio de uma parte do agro. E, em meio à queda da aprovação do governo nas pesquisas de opinião, Lula quer reduzir o preço do arroz, feijão, milho e trigo.

União Brasil decide abrir processo contra Bivar

União Brasil dá 72h para Bivar apresentar defesa

Luciano Bivar e está prestes a ser expulso do União Brasil. Deputados, senadores, ministros e governadores da sigla se reuniram na sede do partido ontem e aprovaram, por 17 votos a favor, nenhum contra e 15 abstenções, a abertura de processo para afastar o deputado federal presidência da legenda. Bivar terá 72 horas para se manifestar. O documento que pede o afastamento cautelar de Bivar com “expulsão e cancelamento de filiação” inclui ameaças de morte feitas por ele ao presidente eleito do União Brasil, Antonio Rueda, e “indícios de motivação política criminosa nos incêndios que destruíram as casas” dele e sua irmã, a tesoureira do partido Maria Emília Rueda.

Brasil cai duas posições no Índice de Desenvolvimento Humano

Com Bolsonaro, Brasil cai duas posições no ranking do IDH da ONU - Vermelho

O Brasil caiu duas posições no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pela ONU ontem, ficando na 89ª posição entre 193 países. O índice é composto por indicadores de expectativa de vida, renda e escolaridade, de 0 a 1, que é a nota máxima. O IDH brasileiro em 2022, último ano do governo Bolsonaro, foi de 0,760, melhor que o do ano anterior (0,754), mas pior do que antes da pandemia, quando registrou 0,766 em 2019. O Brasil ficou atrás de outros latino-americanos, como Chile (0,860) e Argentina (0,849). No topo do ranking está a Suíça (0,967), seguida por Noruega (0,966) e Islândia (0,959).

Inflação supera expectativa do mercado

Mercado subestima risco elevado de inflação superar 10% em 2022 - TradeMap - Seus investimentos na melhor direção

Em fevereiro, a inflação brasileira subiu 0,83%, segundo o IBGE, superando a mediana do mercado de 0,79% estimada pela Bloomberg. A alta foi impulsionada pelos reajustes na educação, comuns neste mês, e pelos aumentos nos preços dos alimentos, afetados pelo El Niño, e dos combustíveis, devido ao aumento do ICMS. Apesar de acima das expectativas, economistas destacaram a queda nos núcleos da inflação, que excluem itens voláteis como alimentos e energia. A inflação de serviços, monitorada de perto pelo Banco Central para decisões sobre os juros, desacelerou de 5,62% em janeiro para 5,25% em fevereiro.

FRASE DO DIA

“Desejei boa sorte a ele para as eleições e, se tudo der certo, irei à posse dele neste ano, se tiver com passaporte”.

De Jair Bolsonaro sobre o que falou com Donald Trump em vídeochamada ontem.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE