Cai a aprovação de Lula entre os evangélicos. Motivo: as críticas ao genocídio promovido por Israel contra os palestinos
Por João Pedro Marques
Lula mantém aprovação geral, mas rejeição entre evangélicos é ampliada
A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (06.03) revela que 51% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Lula (PT). Por outro lado, 46% desaprovam sua gestão. Comparado à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023, a aprovação de Lula sofreu uma queda de três pontos percentuais. Naquele momento, 54% dos entrevistados aprovavam seu trabalho, enquanto 43% o desaprovavam. Entre os evangélicos, 62% desaprovam Lula, enquanto 35% o aprovam.
Críticas a Israel contribuíram para a queda entre evangélicos
Esse índice de desaprovação do presidente Lula cresceu 6 pontos percentuais desde a última pesquisa Quaest, enquanto a aprovação diminuiu na mesma magnitude. O diretor da Quaest, Felipe Nunes, aponta uma razão para o aumento da rejeição a Lula entre os evangélicos: a fala do presidente que comparou o genocídio do povo palestino promovido por Israel ao Holocausto. “A reação às falas de Lula comparando o que acontece em Gaza com o que aconteceu na 2ª Guerra Mundial parece dar boas pistas para explicar essa queda na avaliação do governo entre os evangélicos”, explicou Nunes.
Aprovação maior entre os que ganham menos e Nordeste
A pesquisa também mostrou que a aprovação é maior entre os que ganham menos: 61% dos entrevistados que recebem até dois salários mínimos aprovam o trabalho de Lula, enquanto 36% desaprovam. Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, 54% desaprovam, enquanto 44% aprovam. Regionalmente, a aprovação de Lula é maior no Nordeste (68%) e no Centro-Oeste/Norte (50% x 47%). Já no Sul, a desaprovação é maior (57%), seguida pelo Sudeste (52%).
PF marca novo depoimento de Mauro Cid
A Polícia Federal marcou uma nova data para ouvir o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Será na próxima segunda-feira (11). Cid irá depor no inquérito que investiga suposta tentativa de um golpe de estado. A intenção da PF é confrontar Cid em relação aos últimos depoimentos de militares, como os dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica.
Cúpula do Exército vê como ‘positivo’ depoimento de Freire Gomes
Membros do Alto Comando do Exército avaliam como positivo o depoimento do ex-comandante da Força, general Marco Antônio Freire Gomes, à Polícia Federal no inquérito que apura suposta trama golpista para manter Jair Bolsonaro no poder e impedir a posse do presidente Lula. Generais avaliam que “os esclarecimentos feitos por Freire Gomes ajudem a ‘aliviar’ a suspeição de que teria existido um movimento golpista na cúpula do Exército”.
Gilmar Mendes critica punições de Moro e Dallagnol após Lava Jato
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União) e o ex-procurador da República e deputado federal cassado Deltan Dallagnol por suas posturas durante as operações da Lava Jato. Essas críticas surgem em um momento próximo ao julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Moro. Para o decano, as punições aplicadas são consideradas “leves para os crimes cometidos”. As declarações foram feitas em entrevista concedida ao jornal Valor.
Leila diz que Brasil vive epidemia de feminicídios
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8), a senadora Leila Barros (PDT-DF) chamou a atenção, em pronunciamento ontem (5), para a quantidade de feminicídios registrados no país. Segundo a parlamentar, o Brasil é a quinta nação que mais registra assassinatos de mulheres. Leila também afirmou que o número de casos registrados no Distrito Federal, em 2023, dobrou.
FRASE DO DIA
“A parceria é fundamental, inclusive com a sociedade. É um desafio enorme, mas precisamos da bancada (do Congresso Nacional), do governo, dos prefeitos, da sociedade, das universidades para nos ajudar com dados, para cada vez mais fazermos políticas públicas com base em evidências”.
Da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças Cliáticas.