Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, “Ainda Estou Aqui” faz história no cinema brasileiro
A Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto de “Ainda estou aqui” no mercado de exibição. O filme se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018.
Por Humberto Azevedo
Com mais de cinco milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, o filme “Ainda Estou Aqui” ganhador do prêmio de melhor longa-metragem estrangeiro concedido pela academia de cinema de Los Angeles (Oscar) faz história também no cinema brasileiro. O sucesso nas bilheteiras também se refletiu no desempenho do mercado audiovisual como um todo. Apenas em 2025, o filme foi responsável por 32% do público de filmes nacionais, contribuindo para uma cota de mercado (market share) de 30,1% do cinema nacional no período.
De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) na última terça-feira, 4 de fevereiro, o impacto de “Ainda estou aqui” no mercado de exibição e da indústria do audiovisual consolidou o filme dirigido pelo cineasta Walter Moreira Salles como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018. Além do Oscar obtido na noite do último domingo, 2 de março, a obra que narra a história de Eunice Paiva, esposa e viúva do ex-deputado federal e líder do governo do ex-presidente João Goulart, Rubens Paiva (PTB-SP), assassinado pelo sistema repressivo da ditadura militar em 1971 e que teve o seu corpo desaparecido.
O filme, que vinha acumulando prêmios internacionais e quebrando recordes de bilheteria, reafirma a força da produção audiovisual brasileira ao levar a estatueta mais cobiçada do cinema mundial. De acordo com a secretaria de regulação da Ancine, “Ainda Estou Aqui” está apenas atrás em bilheteria de “Minha Mãe é uma Peça 3” (2018) e “Nada a Perder” (2019). Sem a presença da obra, a participação cairia para 30,1% para 22,1%.
TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Desde sua estreia mundial no festival de Veneza, onde venceu o prêmio de melhor roteiro, “Ainda Estou Aqui” construiu uma jornada notável. No Brasil, iniciou sua exibição em setembro de 2024 e logo ganhou projeção nacional. Com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o longa registrou um crescimento expressivo de público, com um aumento de 57% na semana seguinte e um impressionante salto de 122% na semana subsequente.
A indicação ao Oscar, anunciada em 23 de janeiro, foi outro ponto de virada, gerando um novo aumento de 89% no público semanal. A semana do cinema, em fevereiro, impulsionou ainda mais os números, com um crescimento de 174%, marcando a segunda melhor semana de exibição do filme desde a estreia.
CRONOLOGIA
Veja abaixo as premiações obtidas por “Ainda Estou Aqui”.
07/09/2024 – Festival de Veneza (2024): Prêmio de Melhor Roteiro.
23/09/2024 – Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do Brasil para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
14/10/2024 – Festival Internacional de Cinema de Vancouver: Prêmio do Público.
17/12/2024: Incluído na Shortlist (Pré-seleção) do OSCAR. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos 15 filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, incluindo “Ainda Estou Aqui”.
05/01/2025 – Globo de Ouro (2025): Fernanda Torres venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.

23 de janeiro de 2025 – Foram anunciados os indicados oficiais ao Oscar 2025; “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações: Filme, Filme Internacional e Atriz.
26/01/2025 – Satellite Awards – Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres.
08/02/2025 – Prêmio Goya: Melhor Filme Ibero-Americano e Festival de Cinema de Roterdã (2025): Prêmio do Público.
10/02/2025 – Gold Derby Film Awards: Venceu em quatro categorias (Melhor Filme, Filme Internacional, Roteiro e Atriz).
2 de março de 2025 – “Ainda estou aqui” ganha o Oscar de Melhor Filme Internacional.
MOMENTO POSITIVO

O desempenho de “Ainda Estou Aqui” reflete um momento positivo para o cinema brasileiro, destacando a importância de políticas públicas de incentivo ao audiovisual. A trajetória de sucesso aumenta a visibilidade do mercado brasileiro, ampliando a repercussão artístico-cultural da nossa indústria, e, principalmente, marca um novo encontro do cinema brasileiro com a sociedade, consolidando o retorno do público às salas de cinema, que crescem para o interior e para novas cidades.
“‘Ainda Estou Aqui’ é um filme de cinema para cinema, de brasileiros para brasileiros, do Brasil para o mundo. O filme representa o talento e a maestria do cinema brasileiro, e consagra esse grandioso momento do nosso cinema. A Ancine parabeniza Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e toda a equipe técnica de ‘Ainda Estou Aqui’ por toda a trajetória de sucesso do filme e pela premiação inédita em nossa cinematografia. Viva o cinema brasileiro!”, diz trecho da nota divulgada pela Ancine.