Sebrae assume o compromisso de engajar os pequenos negócios no combate à fome
A declaração do presidente da entidade representativa do setor empresarial, o ex-deputado Décio Lima (PT-SC) foi feita num seminário realizado em parceria com a CNI, que reuniu os maiores líderes empresariais do mundo.
Por Humberto Azevedo
Pela primeira vez, o Serviço brasileiro de apoio às pequenas e microempresas (Sebrae) participou do seminário “B20 ‘Summit’ Brasil”, realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para mostrar a força dos pequenos negócios na economia brasileira para líderes empresariais do mundo inteiro.
Na oportunidade, o presidente da entidade de direito privado e representativa do setor empresarial, o ex-deputado federal Décio Lima (PT-SC) assumiu o compromisso de engajar os empreendedores brasileiro no combate à fome, que é um compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a frente da presidência do do grupo formado pelas 20 maiores economia do planeta (G20).
Segundo o dirigente do Sebrae, a parceria entre pequenos e grandes negócios pode ser o caminho na “busca por um mundo inovador e sustentável” em meio a uma economia crescente e globalizada. Com essa linha de pensamento, esse foi o tom do pronunciamento feito por Décio Lima em evento ocorrido na tarde desta quinta-feira, 24 de outubro, que reuniu cerca de 400 lideranças empresariais das maiores economias do mundo, em São Paulo (SP).
Ao longo dos dois dias de evento, mais de mil pessoas, entre empresários e representantes dos governos dos países-membros, discutirão propostas de políticas públicas que podem influenciar as decisões do G20, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Além de apoiador do “B20 ‘Summit’”, no Brasil, o Sebrae vai acompanhar as discussões que impactam o universo dos pequenos negócios brasileiros.
“Nós estamos trazendo aqui, para este debate plural, a expressão não de pequenos, mas de grandes, grandes na quantidade e na importância econômica”, justificou Décio Lima. “Esse setor que nós representamos reúne 95% das empresas brasileiras e é responsável por mais de 55% da empregabilidade hoje no Brasil. Esses negócios são o resultado do sentimento cultural do povo brasileiro, dos quais 60% acordam de manhã desejando serem empreendedores”, afirmou Décio Lima.
“Deixo aqui uma reflexão para todos vocês. Um mundo inovador, que traz qualidade de vida para todos nós, um mundo sustentável que vai garantir uma existência planetária de longevidade, um mundo de uma economia crescente e formalizada: ele não pode ser um mundo de exclusão”, acrescentou o presidente do Sebrae.
“Esse mundo tem que ser de inclusão. Não podemos nos permitir viver com 750 milhões de seres humanos jogados ao léu da própria sorte, nas feridas da fome e da miséria. Eu tenho certeza de que o espírito empreendedor de todos vocês que estão aqui, pessoas extremamente humanizadas de causa e construção de um novo modelo, que a gente possa deixar um legado muito melhor que aquele que recebemos”, concluiu o dirigente.