• Home
  • Política
  • “Comércio mundial e a economia global estão passando por mudanças significativas”, afirma Vladimir Putin na abertura do encontro de cúpula do BRICS
o presidente russo Vladimir Putin com o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi durante um concerto antes de um almoço informal dos chefes de delegações dos países do BRICS (Foto: Alexander Kryazhev / Agência BRICS)

“Comércio mundial e a economia global estão passando por mudanças significativas”, afirma Vladimir Putin na abertura do encontro de cúpula do BRICS

Anfitrião da 16º reunião do bloco, que acontece na cidade russa de Kazan, o presidente russo afirmou ainda que “centro dos negócios está gradualmente mudando para mercados emergentes”.

 

Por Humberto Azevedo

 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira, 23 de outubro, na abertura do 16º encontro de cúpula do BRICS – bloco econômico formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Egito, Emirado Árabes Unidos e Etiópia, que o “comércio mundial e a economia global estão passando por mudanças significativas”.

 

Anfitrião da reunião do BRICS, que acontece na cidade russa de Kazan, o presidente russo afirmou ainda que o “centro dos negócios está gradualmente mudando para mercados emergentes” e “um modelo multipolar está sendo formado que lança uma nova onda de crescimento, principalmente devido aos países do Sul Global” e Leste Asiático.

 

“O comércio mundial e a economia global como um todo – acabamos de notar que isso na composição estreita de – estão passando por mudanças significativas. O positivo é que o centro dos negócios está gradualmente mudando para mercados emergentes. Um modelo multipolar está sendo formado que lança uma nova onda de crescimento, principalmente devido aos países do Sul Global e Leste – e, claro, os estados BRICS”, falou.

 

Na oportunidade, Putin destacou ainda que “às economias dos países do BRICS, em geral, elas demonstram estabilidade suficiente graças às políticas macroeconômicas, monetárias e financeiras responsáveis” praticadas por “nossos governos”. Segundo ele, na maioria dos estados que integram o bloco econômico, “espera-se um desenvolvimento mais rápido no médio prazo”.

 

“Assim, o crescimento médio das economias do BRICS em 2024/2025 será, de acordo com estimativas preliminares, de 3,8% com um aumento do PIB mundial, também de acordo com estimativas preliminares, em 3,2% a 3,3%. De acordo com os resultados de 2024, a participação dos países do BRICS em termos de paridade de poder de compra será de 36,7%, o que excede com confiança a participação dos países ‘grupo dos 7’ – essa participação foi de 30% em 2023, e em 2024 será um pouco maior”, complementou o presidente russo.

 

“A tendência de manter a posição de liderança dos BRICS na economia global parece ser fortalecida, principalmente devido a fatores objetivos como crescimento populacional, acumulação de capital, urbanização e aumento da produtividade do trabalho, acompanhados de inovação tecnológica. A fim de maximizar o potencial das nossas economias em crescimento, para aproveitar ao máximo a nova onda de crescimento econômico global, nossos países precisam intensificar a cooperação em áreas como tecnologia, educação, desenvolvimento eficiente de recursos, comércio e logística, finanças e seguros, bem como investimentos múltiplos”, completou.

 

PLATAFORMAS

 

O presidente russo também propôs a criação de uma nova plataforma de investimento do BRICS, com objetivo de tornar o bloco econômico “uma ferramenta poderosa para apoiar nossas economias nacionais”, assim como “fornecer recursos financeiros aos países do Sul e Leste Global”.

 

“Acreditamos que o lançamento de um mecanismo especial para consultas dos países do BRICS sobre questões da Organização Mundial do Comércio contribuirá para o desenvolvimento de uma posição comum sobre a formação de regras mais equitativas do jogo na economia global e a reforma do sistema financeiro internacional. É necessário promover em conjunto abordagens equilibradas para questões relacionadas com a transição da economia mundial para modelos de desenvolvimento de baixas emissões e, de todas as formas possíveis, contrariar as tentativas de utilizar a agenda climática para eliminar os concorrentes do mercado, especialmente no que diz respeito aos mercados emergentes”, enfatizou.

 

“O grupo de contato do BRICS sobre Clima e Desenvolvimento Sustentável está intimamente envolvido em tudo isso. Consideramos promissoras as iniciativas de parceria do BRICS nos mercados de carbono e a plataforma de pesquisa climática. Os estados membros estão aumentando a cooperação na expansão do comércio eletrônico sem barreiras. Um aumento dinâmico nas vendas on-line leva a um aumento nas disputas comerciais que exigem uma consideração rápida e justa. A presidência russa do BRICS propôs fornecer informações mútuas sobre as práticas de lançamento de serviços de resolução de disputas no comércio eletrônico, a fim de criar procedimentos para a resolução de disputas no futuro”, acrescentou citando a iniciativa para estabelecer o Centro de Investimento em Arbitragem do BRICS e desenvolver uma convenção sobre a solução de disputas de investimento, que aumentará a proteção dos investimentos mútuos.

 

“Atualmente, existem mais de 2.500 zonas econômicas especiais operando em todo o BRICS. Acreditamos que é importante estabelecer relações diretas entre as equipes de gestão desses territórios com regimes preferenciais e preferenciais, para que possam trocar conquistas sobre as questões de construção de polos logísticos, localização da produção industrial e garantia de condições competitivas globais favoráveis para os investidores. Vários países do BRICS estão entre os maiores produtores mundiais de grãos, leguminosas e oleaginosas. Nesse sentido, propuseram a abertura da bolsa de grãos do BRICS, que contribuirá para a formação de indicadores de preços justos e previsíveis para produtos e matérias-primas –, levando em consideração seu papel especial na garantia da segurança alimentar”, emendou.

 

“A realização desse esforço ajudará a proteger os mercados nacionais de interferências externas negativas, especulações e tentativas de causar escassez artificial de alimentos. Com o tempo, também se pensaria na transformação da troca de grãos em uma troca de mercadorias de pleno direito. A contribuição dos países do BRICS para a segurança energética global é inegável. A associação inclui produtores-chave e consumidores de energia. Uma plataforma conjunta de pesquisa em energia traz bons retornos. A Rússia também defende a expansão da cooperação no campo do uso do subsolo. Em julho, foi realizada em Moscou a primeira reunião da Plataforma Geológica do BRICS, que permitiu intensificar a troca de experiências no campo da exploração e mineração”, exemplificou.

 

“Vemos a conveniência de criar uma plataforma separada do BRICS para metais preciosos, bem como para diamantes, porque esse mercado é altamente regulado por várias barreiras comerciais, ignorando o esquema de certificação universal do Processo de Kimberley. O Centro Internacional de Direito e Política Antitruste do BRICS se estabeleceu bem. Consideramos necessário desenvolver ainda mais essa direção, incluindo o lançamento de uma plataforma interestadual para uma concorrência justa. Observo a realização bem-sucedida, em setembro, em Moscou, de uma reunião de chefes e especialistas dos serviços fiscais dos países do BRICS. Colegas apresentaram ideias úteis para o desenvolvimento do site de cooperação fiscal do BRICS e da plataforma de soluções fiscais digitais on-line para serviços fiscais. Por sua vez, a Rússia propôs o estabelecimento de um secretariado fiscal rotativo permanente do BRICS”, detalhou.

 

“De particular importância são as questões do aumento da interligação dos transportes entre os nossos países, uma vez que isso proporciona oportunidades adicionais para o crescimento e a diversificação do comércio mútuo. Este ano, um diálogo regular foi lançado no âmbito do BRICS sobre este tema, subgrupos sobre transporte e logística foram formados no âmbito do Conselho Empresarial. Projetos promissores como a formação de uma plataforma logística permanente do BRICS, a compilação de uma revisão das rotas de transporte, a abertura de uma plataforma de comunicação eletrônica para transporte e o estabelecimento de um pool de resseguros são discutidos. Progressos notáveis foram feitos na colaboração do BRICS em saúde, o que foi facilitado pela reunião de outubro dos ministros relevantes. Ela estabeleceu um vetor de trabalho de longo prazo no setor de saúde”, finalizou.

 

DEMAIS TEMAS

 

Vladimir Putin informou também que a gestão russa à frente do BRICS  resultou na formação de um grupo sobre medicina nuclear, “que se empenhará no desenvolvimento da cooperação na produção de medicamentos radiológicos e diagnósticos inovadores”. Segundo ele, “o primeiro fórum do BRICS sobre medicina nuclear, realizado em São Petersburgo, acabou sendo útil”.

 

Além de frisar que foi lançado um “sistema abrangente de alerta precoce dos riscos de doenças infecciosas em massa”. “É importante fortalecer ainda mais a capacidade do centro de vacinas do BRICS e da rede de pesquisa sobre tuberculose”, pontuou.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE