• Home
  • Política
  • TRE-DF terá novos desembargadores eleitorais a partir desta sexta
Guilherme Pupe e André Puppin tomam posse como desembargadores do TRE-DF nesta sexta-feira, 18 de outubro, com mandato até outubro de 2026. Após integrarem as listas tríplice escolhida pelo TJDFT, ambos tiveram os nomes aprovados pelo presidente Lula no início de agosto. (Foto: Divulgação / LinkedIn)

TRE-DF terá novos desembargadores eleitorais a partir desta sexta

Tomarão posse como membros e passarão a compor a corte eleitoral da capital da República, os advogados André Puppin Macedo e Guilherme Pupe da Nóbrega.

 

Por Humberto Azevedo

 

Os advogados André Puppin Macedo e Guilherme Pupe da Nóbrega tomarão posse como novos membros do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) a partir desta sexta-feira, 18 de outubro, às 17 horas, em sessão solene reservada a convidados a ser realizada na sessão plenária da corte eleitoral da capital da República.

 

Os novos desembargadores eleitorais, que tomarão posse, terão mandatos à frente do TRE-DF até o mês de outubro de 2026. Puppin foi escolhido como nome a ocupar a justiça eleitoral local por 25 votos dos desembargadores que compõem o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em 9 de abril, junto com os nomes de Diego Barbosa Campos e Leonardo Fernandes Ranna, na escolha da primeira lista a ser remetida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Já  Pupe da Nóbrega teve o voto de 33 desembargadores do TJDFT para compor a segunda lista a ser remetida também ao TSE com os nomes de Jainara Cristine Loiola e Guilherme Silveira Coelho. Após todos os nomes encaminhados ao TSE, a mais alta corte eleitoral do país, por sua vez, os remeteu ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem coube fazer a escolha por André Puppin e Guilherme Pupe.

 

Puppin é graduado em Direito, pós-graduado em direito processual civil, mestre e doutor em direito constitucional. Exerce a advocacia e na área acadêmica atua como professor e coordenador em renomadas instituições de ensino superior de Brasília. É membro também do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC) e foi conselheiro da seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por duas gestões.

 

Pupe é graduado, mestre e doutor em Direito. Atualmente cursa pós-doutorado em uma universidade espanhola. É professor de cursos de mestrado, especialização e graduação do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) desde 2013. Além de já ter sido professor-substituto da Universidade de Brasília (UnB) e exercer a advocacia, nos últimos dois anos atuou como desembargador-eleitoral-substituto no próprio TRE-DF.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE