Lula e Pacheco lamentam morte de Cid Moreira
Apresentador, que ficou famoso apresentando por décadas telejornal “Jornal Nacional” da “TV Globo”, faleceu nesta quinta-feira, 3 de outubro, aos 97 anos.
Por Humberto Azevedo
Os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), emitiram notas de pesar pelo falecimento do jornalista e locutor Cid Moreira, que faleceu nesta quinta-feira, 3 de outubro, aos 97 anos – vítima de pneumonia ao qual o levou a internação há algumas semanas num hospital em Petrópolis (RJ).
O apresentador ficou famoso apresentando por décadas o telejornal “Jornal Nacional” da “TV Globo”, entre os anos 60 até os anos 2000. Nascido em 29 de setembro de 1927, Cid Moreira completou seu aniversário de 97 anos já internado no hospital para enfrentar as consequências da doença respiratória.
“Com tristeza, o Brasil se despede nesta quinta-feira, 3 de outubro, de uma das personalidades mais conhecidas da história do nosso jornalismo e da televisão, com o falecimento de Cid Moreira, aos 97 anos. Jornalista e radialista, Cid Moreira trabalhou em rádios e TVs antes de assumir a bancada do Jornal Nacional, onde trabalhou por décadas como seu principal apresentador”, lamentou o presidente Lula.
“O rosto das notícias e do “boa noite” para milhões de brasileiros. De uma voz única, potente, o jornalista também fez muitas locuções, a mais famosa delas nas gravações da Bíblia Sagrada.Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Cid Moreira. Seu legado no jornalismo e na televisão brasileira sempre será lembrado”, completou o presidente da República em nota.
“Em nome do Congresso Nacional, expresso meus sentimentos pela morte do jornalista e apresentador Cid Moreira, ocorrida nesta quinta-feira. Um dos profissionais mais icônicos da história da comunicação no Brasil, deixa um importante legado para o jornalismo”, lamentou o senador mineiro falando em nome dos 594 congressistas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
“Ao longo de décadas, Cid Moreira conquistou o respeito e a admiração de gerações de brasileiros, com sua credibilidade e profissionalismo, por meio de sua voz marcante e inconfundível. Solidarizo-me com os familiares, amigos e com os milhares de admiradores de Cid Moreira”, completou em nota o presidente do Congresso Nacional.