Oposição protocola pedido de impeachment contra Moraes
Senadores e deputados apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro entregaram pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes nesta última segunda (9). O documento foi entregue pessoalmente e conta com o apoio de mais de 150 deputados e com a assinatura eletrônica de 1 milhão de cidadãos.
O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) é autor do documento e é subscrito por outros 151 deputados. O seguimento do processo depende do próprio Pacheco, que informou que o pedido será encaminhado para análise técnica da área jurídica do Senado.
Com o novo pedido protocolado, Moraes agora acumula um total de 23 solicitações de impeachment no Senado, tornando-o o ministro mais visado nesse tipo de ação.
Veja o que diz o pedido de impeachment:
Moraes teria abusado do poder como juiz
Protocolado em uma plataforma de assinaturas online, o texto afirma que Moraes ordenou a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas no inquérito das fake news no STF de maneira ilegal, o que incorre, diz o documento, “em indiscutível abuso de poder”.
“A eventual conduta do ministro do STF, exigindo a produção de provas aos seus subordinados com o propósito de atingir várias pessoas apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro para aplicar-lhes medidas restritivas de direitos e sanções, deve ser objeto de uma avaliação objetiva, sendo imprescindível a instauração de um processo, no qual se deve perquirir sobre a existência de crime de responsabilidade”, escreveram os parlamentares.