Zenaide Maia afirma que Cármen Lúcia é exemplo de empoderamento para as mulheres
Senadora potiguar do PSD defendeu ainda que espera que o TSE sob o comando da ministra Cármen Lúcia faça resoluções que barrem as fake news.
Por Humberto Azevedo
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou, em entrevista exclusiva ao portal RDMNews, que a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, é um exemplo de empoderamento para as mulheres. A declaração da senadora potiguar aconteceu após a cerimônia de posse da ministra Cármen como nova presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida na noite desta segunda-feira, 3 de junho.
Zenaide Maia defendeu ainda que espera que o TSE sob o comando da ministra Cármen faça resoluções que possam barrar o uso das fake news durante o processo eleitoral que elegerá os próximos prefeitos e vereadores dos mais de cinco mil municípios do país. “Ela é o exemplo que tudo é possível. Chegou ali, fez uma fala e eu levantei para aplaudir de pé”, contou enquanto concedia a entrevista à reportagem do portal RDMNews ao mesmo tempo em que andava na fila para cumprimentar a nova presidenta do TSE.
“Ela fez uma fala que é para ficar na história. Ali a gente ouviu muito Guimarães Rosa, mas eu queria dizer que para nós mulheres que vemos que somos minoria nos poderes como um todo, Cármen Lúcia é um exemplo para a gente. E faz com que a gente tenha coragem de seguir em frente e saber que é possível, sim. No Senado, por exemplo, nós somos minoria, mas somos a segunda maior bancada. Somos 15 senadoras”, observou.
“Eu sou a procuradora da mulher [no Senado] e digo, vamos usar isso e imagine que todos esses ministros, seja onde for, onde for essa representação, passa pela gente. Então, a gente tem que estar unida e brigar por representação feminina no Poder Judiciário. Eu sou fã da Cármen Lúcia e, digo mais, tudo que as mulheres conseguiram eleitoralmente como [a cota de] 30% de candidaturas, de financiamento, foi o Poder Judiciário que nos deu. A Rosa Weber e a Cármen Lúcia foram decisivas para a gente conseguir isso”, complementou.
FAKE NEWS
Indagada sobre a decisão da Câmara dos Deputados em postergar a decisão de se criar uma lei que criminalize a propagação de notícias falsas, Zenaide Maia comentou que “a gente [no Senado] está tentando. O Senado já aprovou, mas a Câmara [não faz o seu papel]”.
“Eu votei a favor, mas a Câmara acha que mentir só porque é na rede social pode mentir, destruindo vidas. Porque as fake news, eu sou médica de formação, as mentiras sobre as vacinas estão deixando a gente aí com um risco grande de voltar a poliomielite. O sarampo já tem casos. Isso é um absurdo! Aquilo que adoece, que mata, que tira a vida e não pode ser punido? Isso é um absurdo!”, lamenta.
“Vai ter que fazer resoluções [do TSE]. E se o Congresso não responde [a essas questões sobre a regulação das fake news], o Supremo tem que responder, assim como o Tribunal Superior Eleitoral. Porque isso é a democracia. Mentiras repetitivas e as pessoas que não possuem uma leitura maior saem divulgando do mesmo jeito e ter parlamentar defendendo essa mentira, como a gente vê, dizendo que é a liberdade. Liberdade não dá o direito de mentir, principalmente, sobre um processo eleitoral botando em risco a democracia. É assustador que o Congresso Nacional não querer que seja punido quem propaga mentiras”, vociferou.