• Home
  • Mundo
  • Xi Jinping virá ao Brasil para participar do G20

Xi Jinping virá ao Brasil para participar do G20

Da Redação

O presidente da China, Xi Jinping, confirmou sua participação na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, marcada para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro.

O anúncio foi feito pelo governo chinês nesta sexta-feira (8). Além do Brasil, Xi Jinping também visitará o Peru para participar do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em Lima.

Segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, o presidente chinês estará no Brasil entre os dias 17 e 21 de novembro.

Joe Biden (Estados Unidos) e Javier Milei (Argentina) também confirmaram presença na Cúpula do G20.

O presidente Lula e o chanceler Mauro Vieira em reunião preparatória para o encontro do G20 no Brasil. Foto: Ricardo Stuckert

O que é o G20

O G20, ou Grupo dos 20, é um fórum internacional que reúne as principais economias do mundo, incluindo 19 países e a União Europeia. Criado em 1999, seu objetivo é promover a estabilidade financeira global e proporcionar um espaço de discussão entre economias desenvolvidas e emergentes sobre questões econômicas e financeiras.

Os membros do G20 incluem países de grandes economias, como Estados Unidos, China, Brasil, Alemanha, Índia e Japão. A União Europeia participa representando os países-membros como um bloco. O grupo discute temas amplos relacionados à economia global, como crescimento econômico, estabilidade financeira, comércio, mudanças climáticas e políticas de desenvolvimento.

As reuniões do G20 ocorrem anualmente em cúpulas que reúnem chefes de Estado, ministros de finanças e presidentes de bancos centrais para debater e planejar ações colaborativas. Além das cúpulas principais, o grupo organiza reuniões de trabalho e discussões entre ministros de setores específicos, como meio ambiente, trabalho e saúde.

As decisões do G20 têm grande impacto nas políticas econômicas globais, uma vez que seus membros representam aproximadamente 80% do PIB mundial, 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial. O fórum funciona como um espaço de cooperação, baseado no consenso entre os membros, e não de imposição, buscando contribuir para uma economia global mais equilibrada e sustentável.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE