sexta-feira, outubro 18, 2024

Últimas Postagens

Voo da operação “raízes do cedro” já decolou do Líbano com destino ao Brasil

A aeronave “KC-30” da FAB está a bordo com 229 brasileiros que eram residentes no país atacado, bombardeado e invadido pelas tropas do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

 

Por Humberto Azevedo

 

O voo da operação “raízes do cedro” organizado pelo governo federal, através da Força Aérea Brasileira (FAB), já decolou do Líbano com destino ao Brasil. O avião de modelo “KC-30” decolou de Beirute às 13h18, no horário de Brasília, resgatando 229 brasileiros residentes no país do Oriente Médio, que vem sofrendo bombardeios e uma invasão das forças armadas israelenses.

 

A aeronave “KC-30”, de propriedade da FAB, está a bordo ainda com três animais de estimação. A informação foi divulgada à imprensa em nota conjunta assinada pelo Ministério da Defesa, do comando aeronáutico e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Antes de pousar no Brasil na manhã deste domingo, 6 de outubro, o avião fará uma escala na capital portuguesa para reabastecimento.

 

“A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação ‘raízes do cedro’, do governo federal, decolou de Beirute, no Líbano, às 13h18 (horário de Brasília) deste sábado (05/10). A bordo do KC-30 estão 229 resgatados, além de 3 pets. Está prevista uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, antes da decolagem para o Brasil”, diz a nota emitida pelo governo brasileiro.

 

O avião brasileiro chegou ao aeroporto da capital libanesa às 11h22, no horário de Brasília, para o embarque imediato dos primeiros  brasileiros que manifestaram interesse em retornar ao Brasil e fugir da nova zona de guerra provocada pelo governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Aqui você visualiza o momento exato da chegada da missão brasileira no Líbano na manhã deste sábado, 5 de outubro. Ao todo, no Líbano, residem mais de 21 mil brasileiros. E a comunidade libanesa no Brasil, de sete milhões de pessoas, é mais que o dobro da população do país do Oriente Médio.

 

“O primeiro voo de repatriação da Operação Raízes do Cedro já decolou. A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, comemorou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil nas redes digitais.

 

CUIDADO

 

Na tripulação do KC-30, há uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência. “A equipe está realmente preparada para tratar qualquer que seja o problema de saúde que eles venham a apresentar durante o voo”, afirmou o major Lopes, médico.

 

CARINHO

 

Comissária de voo, a suboficial Thaís Gusmão garante que todos os passageiros terão todo o acolhimento necessário para que se sintam abraçados pelo Brasil depois dos momentos de tensão que muitos enfrentaram.

 

“Nós estamos preparados para recebê-los com muito carinho e atenção, para que eles possam ser bem recebidos no nosso país”, afirmou. “Eu tenho certeza de que todos nós da tripulação temos muito orgulho em estar aqui”, completou.

 

SEGURANÇA

 

Segundo o tenente-coronel aviador Marcos Fassarella Olivieri, o voo se assemelha ao perfil dos 13 que foram feitos na Operação Voltando em Paz, realizada em 2023 para resgatar quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

 

“Nos enche de orgulho participar de uma missão de tamanho vulto e importância, de trazer os nossos compatriotas de uma zona de guerra para um local seguro”, comentou Olivieri.

 

MÚLTIPLAS FUNÇÕES

 

A aeronave “KC-30” usada neste primeiro voo de repatriação é um avião com cerca de 240 lugares, autonomia para até 14.500 quilômetros e foi utilizado várias vezes nos voos humanitários de resgate de brasileiros na zonas de conflito em Israel e em Gaza desde o início da crise Oriente Médio, em outubro de 2023.

 

Com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave operada pela FAB. Tem capacidade de uso em operações estratégicas, apoio logístico e missões humanitárias. Em casos de calamidade pública, como desastres naturais ou emergências médicas, também pode realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para atender a múltiplos pacientes.

 

Com informações de assessoria.

Latest Posts

Não perca