Veja as principais ações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Confira!
Formação para mediadores e conciliadores
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realizou entre os dias 19 e 22 de fevereiro o 1º Curso de Formação de mediadores e conciliadores em Superendividamento – Audiências Globais de Conciliação. O curso foi promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), voltado para os profissionais da instituição que atuarão nos Centro Judiciais de Soluções de Conflitos e Cidadania.
Facilitadores
Com objetivo de disseminar a cultura da paz, o TJMS, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) e da Justiça Restaurativa, promoveu na semana anterior, o curso de facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos, na sede do Nupemec em Dourados.
Primeira etapa de 2024
Teve início no dia 20 de fevereiro, a primeira etapa de 2024 do cronograma de visitas das correições e inspeções ordinárias da Corregedoria-Geral de Justiça do Poder Judiciário. A retomada dos trabalhos in loco ocorreu nas comarcas de Água Clara e Ribas do Rio Pardo.
Carreta
A Carreta do TJMS levou acesso facilitado à justiça estadual aos moradores do município de Jaraguari. Sob o coordenação do juiz Giuliano Máximo Martins, teve como uma de suas metas a transformação de realizar ações voltadas à alimentação, cobrança, conversão da separação judicial em divórcio, investigação de paternidade, modificação de guarda, reconhecimento da união estável e paternidade e outras.
Família para Jenifer
A campanha da justiça estadual para encontrar uma família para a Jenifer da Silva coincide com o esgotamento cadastral abordado e a implantação do Programa de Busca Ativa “Nasce uma Família”, que foi estabelecido pelo Provimento-CSM nº 582/ 2022, por meio da utilização do sistema informatizado “Aproximando Vidas”. O intuito é estimular, coordenar e facilitar esse encontro. Contato:https://aproximandovidas.tjms.jus.br/publico/login.xhtml.
Inclusão digital
O presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, esteve no município de Laguna Carapã, para acompanhar a instalação de mais um Ponto de Inclusão Digital (PID). A iniciativa tem como objetivo principal melhorar a eficiência do atendimento à população, ampliando o acesso dos cidadãos à justiça.
Nova Vara
Foi instalada a 1ª Vara Cível de Dourados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, no último dia 7. A instalação da vara considerou a necessidade de reorganizar e racionalizar os serviços judiciários na comarca, promovendo a eficiência administrativa e jurisdicional, com base na aplicação da técnica de especialização das competências judiciais.
Campanha
O TJMS, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, lançou na semana anterior, a Campanha Cejusc Superendividamento. Trata-se de um programa de combate ao superendividamento, voltado ao atendimento de cidadãos e servidores públicos. Além disso, conta com a parceria da Faculdade Insted.