• Home
  • Mundo
  • Um dia após posse de Trump nos EUA, Putin e Xi fazem reunião por vídeo-conferência
O presidente chinês, Xi Jinping, conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, por meio de videoconferência nesta terça-feira, 21 de janeiro. (Foto: Divulgação / Agência Xinhua)

Um dia após posse de Trump nos EUA, Putin e Xi fazem reunião por vídeo-conferência

De acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, os “laços entre China e Rússia não dependem da conjuntura política”; ambos reforçaram que relações “estreitas” baseadas em intercâmbios amistosos e com países amigos reforçarão novas plataformas multilaterais como o BRICs e a OCX.

 

Por Humberto Azevedo

 

Um dia após posse do velho-novo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, se reuniram nesta terça-feira, 21 de janeiro, por transmissão de vídeo-conferência. Ambos reforçaram que as relações “estreitas” entre os dois países baseadas em intercâmbios amistosos e com países amigos reforçarão novas plataformas multilaterais como o BRICs e a Organização para a Cooperação de Xangai (OCX).

 

De acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, os “laços entre China e Rússia não dependem da conjuntura política”. Putin ressaltou ainda que o trabalho conjunto com a China tem papel central no contexto da estabilidade nos assuntos internacionais e que as negociações entre a China e a Rússia no início do ano já são uma boa tradição.

 

Conforme as palavras de Putin, os dois países estão coordenando seus passos em organizações multilaterais, inclusive na Organização das Nações Unidas (ONU) e em seu Conselho de Segurança. O presidente russo também mencionou o fato de que a China e a Rússia estão promovendo juntamente a construção de uma ordem multipolar justa e realizando um trabalho em prol dos interesses de segurança indivisível no espaço euroasiático e no mundo inteiro.

 

AMEAÇAS DE TRUMP

 

Sobre as declarações de Trump de uma eventual tarifação contra os países do BRICS e a saída dos EUA de uma série de acordos, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, isso demonstraria muito sobre os métodos que a nova presidência norte americana fará uso promover os seus interesses no mundo.

 

Recentemente, ao assinar seus primeiros documentos como o 47º presidente dos EUA, Trump reiterou sua promessa de impor taxas comerciais de 100% nos negócios dos países do BRICS com os Estados Unidos. Ao fazer isso, ele nomeou erroneamente a Espanha como um membro do BRICs. O novo presidente americano também assinou decretos que retiram o país da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Acordo Climático de Paris.

 

Lavrov observou que o interesse de Washington no cenário mundial não muda em nada, seja com os democratas ou com os republicanos na Casa Branca. Segundo ele, há algum tempo, Trump ameaçou, pela primeira vez, os países do BRICs de impor “tarifas de 100%” sobre seus produtos – caso os países que compõem o bloco deixem de efetuar suas transações por meio da moeda norte-americana.

 

Com informações da Sputinik Brasil e da Agência Xinhua.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE