Secretária de Saúde do DF recebe medalha do Ministério da Defesa por ações adotadas durante epidemia de dengue
A honraria foi entregue pelo ministro José Múcio Monteiro como um reconhecimento de “ordem do mérito”; a medalha é entregue a militares e civis que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas.
Por Humberto Azevedo
A secretária de Saúde do governo do Distrito Federal (GDF), Lucilene Florêncio, recebeu na última quinta-feira, 12 de setembro, uma medalha do Ministério da Defesa por suas ações realizadas no controle e enfrentamento à epidemia de dengue, na qual Brasília e região atravessaram há alguns meses. A cerimônia ocorreu no gabinete do ministro José Múcio Monteiro, que fez a entrega da comenda.
A honraria é um reconhecimento de “ordem do mérito” e é entregue usualmente a militares e civis que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas. De acordo com a pasta ministerial que comanda a Aeronáutica, Exército e Marinha, Florêncio conseguiu, entre diversas medidas, ampliar o acesso ao atendimento por meio das tendas de hidratação e da extensão do horário de funcionamento de várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), adaptando salas para tratamento de pacientes com dengue. Além disso, a secretária firmou parceria para a instalação de um “hospital de campanha” (Hcamp) da Força Aérea Brasileira (FAB), em Ceilândia – cidade-satélite de Brasília.
Na oportunidade, a secretária agradeceu a homenagem recebida: “É um reconhecimento de todo o trabalho feito por uma equipe de trabalhadoras e trabalhadores que incansavelmente assistiram à população em momento delicadíssimo. Guardamos também um sentimento de gratidão pelas cessões dos espaços federais ao Distrito Federal para que pudéssemos oferecer serviços de alta relevância como na policlínica do Gama, que será no antigo Fórum do Gama, e o terreno no Hospital das Forças Armadas onde hoje funciona o ICTDF com assistências de média e alta complexidade”, falou à Agência DF.