Secretaria de Saúde confirma mais de 400 mortes por dengue no DF
Boletim divulgado pela Secretaria mostra que há 9 óbitos em investigação
Por Carolina da Costa Lima
Entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2024 foram registradas 409 mortes por dengue no Distrito Federal. Os números da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foram divulgados na tarde de hoje (21/06).
Ainda há cerca de 274.595 casos prováveis da doença no período e 9 óbitos em investigação. O Ministério da Saúde também checou a quantidade de falecimentos relacionados à dengue e o resultado coincidiu com o da Secretaria.
Em casos da doença, é recomendado a hidratação do organismo por meio da reposição de líquidos. A automedicação é perigosa, uma vez que existem medicamentos que podem agravar ainda mais o quadro da doença, evoluindo para a dengue hemorrágica. Medicamentos anti-inflamatórios como ibuprofeno, diclofenaco, fenilbutazona, entre outros, devem ser evitados, além dos medicamentos corticoides, como o prednisona, dexametasona e hidrocortisona.
A indicação é utilizar dipirona e paracetamol, porém, o paracetamol em excesso pode intoxicar o fígado. As duas medicações ajudam com a febre e não apresentam riscos ao paciente.