Repelente elétrico: qual tipo escolher
G1
Os repelentes elétricos funcionam automaticamente enquanto estiverem ligados, sem necessidade de novas aplicações ao longo do tempo.
Três tipos de aparelhos são vendidos nas lojas como opções para enxotar os insetos: o repelente de tomada, o repelente ultrassônico e a armadilha de luz ultravioleta (luz UV).
Por fim, é preciso prestar atenção também ao local onde o aparelho vai ser instalado. Mesmo em dose baixa, a proximidade ao produto pode instigar alergias ou irritar os olhos.
Os modelos ultrassônicos não são eficazes em repelir mosquitos, enquanto as armadilhas UV, embora funcionais, são limitadas ao período noturno.
Na reportagem abaixo, entenda como funciona cada aparelho e o porquê de serem recomendados – ou não
Repelente de tomada
Os repelentes de tomada vêm com um líquido ou pastilha que, quando aquecido, libera no ar um produto químico em baixa concentração. “O odor desse químico foi desenvolvido para irritar o mosquito e para que ele não consiga chegar na pessoa”, explica Sallum.
Mas cuidado nunca é demais. Sallum alerta que “para funcionar, o mosquito não pode ser resistente”. Como não dá para saber se a população local dos insetos é ou não resistente, a especialista recomenda usar também repelentes de creme e redes de proteção.