• Home
  • Regiões
  • Rafael Fonteles é eleito o novo presidente do Consórcio Nordeste
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) acaba de ser eleito o novo presidente do Consórcio Nordeste. (Foto: Divulgação / Consórcio do Nordeste)

Rafael Fonteles é eleito o novo presidente do Consórcio Nordeste

O governador do Piauí foi o escolhido como o novo presidente do Consórcio Nordeste e sucederá a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

 

Por Humberto Azevedo

 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi eleito por votação unânime dos governadores(as) durante a Assembleia Geral de governadores e governadoras da região, que aconteceu nesta quinta-feira, 12 de dezembro, em Natal (RN). Fonteles sucederá a governadora potiguar Fátima Bezerra (PT), que foi a primeira mulher a presidir a entidade.

 

O governador piauiense irá assumir a presidência do Consórcio Nordeste em janeiro de 2025. Em seu discurso após a eleição, o novo presidente do Consórcio Nordeste falou sobre as ações futuras. 

 

“O Consórcio Nordeste segue sendo extremamente útil para defender os interesses da região e para o compartilhamento de boas práticas entre nós. Por isso, no decorrer deste de 2025, vamos conversar e dialogar com os governadores para que a nossa voz seja a voz de todo o Nordeste. Na nossa primeira reunião do ano que vem, nós iremos eleger comissões e os temas que irão nortear os nossos trabalhos durante o ano de 2025”, afirmou Rafael Fonteles.

 

“Dirigir o Consórcio Nordeste é um desafio e uma grande satisfação. Neste ano, avançamos em importantes ações nas áreas de segurança pública,  agricultura familiar, cultura e turismo, nas relações internacionais e com o governo federal. Tido isso nos traz satisfação e só foi possível com a nossa união e espírito de cooperação. Rafael, conte com meu apoio em sua jornada,” complementou Fátima Bezerra. 

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou apoio incondicional a Rafael como presidente do Consórcio Nordeste. O governador do Ceará,  Elmano de Freitas (PT) ressaltou a importância da segurança pública e do turismo para a região.

 

“A segurança pública tem que continuar a ser tratada como ponto chave para região e precisamos levar o turismo e os artesanos nordestinos para o mundo. Vender o Nordeste como o Caribe vende sua marca”, destacou o gestor cearense.

 

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), falou da satisfação em estar representando a governadora Raquel Lyra (PSDB) e ressaltou o mandato de Fátima Bezerra. “O Consórcio Nordeste tem um ritmo intenso desde sua criação e Fátima conseguiu manter o espírito de união e cooperação do Nordeste.”

 

Os governadores da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), participaram por videoconferência. Fábio Mitidieri felicitou a criação da Câmara Temática de Juventude e João Azevêdo abordou a importância da Lei Complementar 101, que trata da responsabilidade fiscal.

 

Alagoas foi representado por Felipe Cordeiro, secretário chefe do gabinete civil do estado. O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves, também estava presente. 

 

BNDES

 

A Assembleia Geral dos governadores e governadoras do Consórcio Nordeste também contou com a participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES), Aloísio Mercadante, e os diretores do banco, Tereza Campello – ex-ministra do Desenvolvimento Social, José Luis Gordon. O diretor da Agência brasileira de apoio à exportação (Apex), Sérgio Ferreira, também estava presente.

 

CONHEÇA FONTELES

 

Rafael Fonteles iniciou a carreira política como secretário da Fazenda do Piauí (2015-2022), onde coordenou o programa Pró-Piauí, o maior programa de investimento da história do estado, com foco no eixo social e no desenvolvimento econômico. Em 2022, aos 37 anos, foi eleito governador do Piauí, com a maior votação da história política do estado.

 

Sua gestão é marcada pela ampliação do programa Pró-Piauí, com investimentos pesados do estado e busca de parcerias privadas para melhorias nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e agricultura familiar, gerando emprego, fortalecendo a economia e promovendo o desenvolvimento sustentável do estado.

 

Ele tem 39 anos de idade, é bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Foi premiado pelo programa “Olimpíadas Internacionais de Química” (2002), “Olimpíadas Internacionais de Física” (2002) e “Olimpíadas Internacionais de Matemática” (2004), realizadas na Holanda, Indonésia e Macedônia, respectivamente.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE