• Home
  • Região Nordeste
  • Queda de meteoro ilumina o céu e ‘noite vira dia’ em cidades de cinco estados do Nordeste
Queda de meteoro ilumina o céu de cidades do Piauí e Pernambuco. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Queda de meteoro ilumina o céu e ‘noite vira dia’ em cidades de cinco estados do Nordeste

Incidente foi registrado na madrugada deste sábado, 13 de julho, por algumas pessoas e por câmeras de segurança.

 

Uma queda de meteoro iluminou o céu e fez a noite virar dia por alguns instantes em cidades do Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia, na madrugada deste sábado, 13 de julho, por volta das 00h10. O incidente foi registrado em vídeo por algumas pessoas e por câmeras de segurança.

 

Edwar Montenegro, físico e integrante da União Brasileira de Astronomia (UBA), explicou que a Terra está passando por um fenômeno chamado Delta Quaridas e que, durante essa ocorrência, vários meteoros entram na atmosfera terrestre, aumentando a probabilidade de ver esses eventos luminosos.

 

O professor de física do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Irapuan Filho, explicou como a queda do meteoro provocou o clarão no céu. Quando a gente tem um corpo celeste de pequenas proporções que entra em contato com a atmosfera ele causa uma onda de pressão que faz com que o gás que envolve ele aqueça e tenha aquele brilho, explicou.

 

Sobre fragmentos, o professor afirmou que para que eles cheguem até a superfície depende do tamanho do meteoro. Quando ele entra em contato com a atmosfera não se despedaça totalmente, porque chega com uma velocidade muito grande. Às vezes, se ele tem um tamanho considerável, ele chega até a terra, que é o que a gente chama de meteorito, afirmou.

 

Não há informação, até o momento, de nenhum dano causado pela queda do meteoro. Edward Montenegro relatou que houve casos recentes de transtornos causados por quedas de corpos celestes na Terra.

 

Houve pedaços que caíram em cima de um carro, de uma casa, causando danos. Na Rússia, em 2013, por exemplo, a onda de choque foi tão grande que quebrou os vidros das janelas que estavam próximas à explosão, contou.

 

Segundo o físico, o meteoro registrado na madrugada de sábado foi de um tamanho considerável. Pelo clarão e pela distância, pois foi visto em várias cidades do Piauí e em outras próximas ao estado, foi um tamanho considerável, até para ser captado por câmeras comuns, mesmo com os postes de iluminação, pontuou.

 

O astrofotógrafo Alexandro Mota, da projeto Mistérios do Espaço, que tem mais de 150 mil seguidores no Instragram, divulgou um registro via satélite do clarão no Piauí, próximo às fronteiras com o Ceará e Pernambuco.

 

Por G1.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE