Que Rueda cumpra o papel que cabe ao União Brasil “de um partido que tem que dar as suas alternativas para os grandes e graves problemas que esse país tem”, afirma Mauro Mendes
Presente na solenidade de posse do novo presidente da legenda partidária, que surgiu da fusão do PSL que elegeu Bolsonaro com o DEM, governador mato-grossense falou ainda com exclusividade ao portal RDMNews sobre a situação sui generis de parte do partido apoiar o governo Lula III, uma outra ser independente e uma terceira ala atuar em conjunto com a oposição.
Por Humberto Azevedo
“Eu desejo que essa nova diretoria, que o [Antonio de] Rueda e todos que vão estar [à frente] no partido possam interpretar corretamente e cumprir o papel de um partido que tem que dar as suas alternativas para os grandes e graves problemas que esse país tem”, afirmou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes nesta terça-feira, 11 de junho, antes da cerimônia que empossou o empresário pernambucano como novo presidente do União Brasil.
Filiado ao partido, Mauro Mendes veio a Brasília para prestigiar a posse da nova diretoria da legenda partidária criada, em 2022, após a fusão do antigo PSL que elegeu Jair Messias Bolsonaro presidente da República, em 2018, com os Democratas (DEM).
“É um novo momento, uma nova executiva, um novo presidente e espero que o União Brasil também possa representar como partido político os anseios da sociedade brasileira. O brasileiro está um pouco cansado da velha política, demonstrou isso nas últimas eleições, onde algo que parecia improvável, aconteceu em 2018 e algo que parecia improvável aconteceu em 2022”, comentou o governador mato-grossense numa entrevista exclusiva ao portal RDMNews.
“Se os partidos não foram capazes de entender isso, de interpretar o consciente coletivo e as vontades da população, cada vez mais coisas improváveis vão continuar acontecendo. Isso é ruim para o Brasil, é ruim para os partidos, é ruim para todos nós”, complementou.
NEM NEM
Questionado sobre a situação “sui generis” do União Brasil, em que uma parte do partido apoia o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inclusive, comandando os ministérios das Comunicações, da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, e do Turismo, ao mesmo tempo em que uma outra parte da bancada se diz independente incluindo o líder do partido na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), e uma terceira ala atua em conjunto com os parlamentares da oposição bolsonarista, Mauro Mendes comentou que isso “traz muita confusão”.
“Os partidos estão se comportando como verdadeiros partidos. Todo mundo partido, todo mundo para um lado, falta ideologia, falta propostas claras, falta objetivos claros. Essa é a realidade dos partidos brasileiros. Talvez tenhamos pouquíssimas exceções ou até não as tenhamos. Então eu vejo que o União Brasil se comporta de forma pragmática, uma parte dentro do governo, uma parte utilizando os privilégios de ser governo. Dos privilégios de ser oposição. Isso traz muita confusão e nessa visão pragmática não traz soluções, que ao meu ver estamos deixando de construir de forma muito mais verdadeira para o nosso país”, avaliou.
ELEIÇÕES 2024
Mas mesmo com a situação “confusa” do União Brasil em ser governista, independente e oposição ao mesmo tempo, Mauro Mendes acredita que o saldo das eleições municipais que acontecerão em outubro próximo tende a ser muito positivo. “No Mato Grosso nós temos a expectativa de crescer em relação a número de prefeitos e de vereadores. E acredito que no Brasil nós deveremos crescer também”. palpitou.
CAIADO EM 2026
Sobre a possibilidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também filiado ao União Brasil, ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2026, Mendes elogiou o colega de partido e disse que o gestor goiano “tem todos os predicados para pleitear essa posição e construir sua candidatura”. Em 1989, Caiado foi candidato à Presidência da República pelo extinto PSD, que em 2003 foi incorporado pelo PTB e, em 2022, com a fusão entre PTB e os Patriotas é o atual PRD.
“Caiado é um grande governador, um político que tem uma longa trajetória, uma posição muito firme, sempre defendeu bandeiras muito claras. Governa um importante estado. Aliás, o meu estado de nascença. Nasci em Anápolis, Goiás, conterrâneo dele, inclusive, de cidade. Tenho por ele muito carinho e admiração, e eu acho que ele tem todos os predicados para pleitear essa posição e construir sua candidatura. Espero que ele possa conseguir representar o sentimento da maioria da população.