• Home
  • Destaque
  • Prorrogação da desoneração da folha de pagamento foi aprovada no Senado

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento foi aprovada no Senado

Por João Pedro Marques com Andreza Nunes, Thalía Magalhães e Hulda Rode. 

Confira os destaques desta quinta-feira, 26 de outubro, na Coluna Direto de Brasília.

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento foi aprovada no Senado

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou o projeto de lei que prorroga, por mais quatro anos, a chamada desoneração da folha salarial, espécie de incentivo fiscal destinado a 17 grandes setores da economia brasileira que mais empregam. O PL 334/2023 segue agora para sanção ou veto da Presidência da República. 

Senador Eduardo Braga apresenta relatório da Reforma Tributária na CCJ 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou à Comissão de Constituição e Justiça, seu relatório sobre a Reforma Tributária (PEC 45/2019) com um texto alternativo (substitutivo) à proposição inicial. O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), concedeu vista coletiva para os demais senadores analisarem o conteúdo antes da discussão e da votação no colegiado, ambas previstas para o dia 7 de novembro, às 9h. Segundo Davi, um acordo com lideranças partidárias e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, busca devolver a PEC à Câmara dos Deputados até o dia 10 de novembro. 

Projeto que tributa investimentos de brasileiros em offshores é aprovado na Câmara 

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto de lei que prevê a tributação de investimentos de pessoas físicas no exterior e a antecipação de imposto em fundos fechados no Brasil. A proposta será enviada ao Senado. De acordo com o projeto aprovado, a tributação ocorrerá sobre rendimentos de aplicações financeiras, lucros e dividendos de entidades controladas no exterior (offshores) devidos aos titulares de rendimentos e ganhos de capital de bens incorporados a trusts. 

Câmara vai discutir sobre Mercado de Carbono no Brasil em novembro

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados adiou para o dia 23 de novembro a audiência pública que realizaria hoje (26/10), para discutir a implementação do mercado de carbono no Brasil. A autora do requerimento para a realização da reunião é a deputada Antônia Lúcia (Republicanos-AC). Segundo ela, um dos objetivos do debate é obter subsídios para os vários projetos de lei que tramitam na Câmara sobre o assunto. 

STF debate sobre Inteligência Artificial 

Foto: Thiago Vianna

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, vem se encontrando com representantes e dirigentes de empresas de tecnologia, tanto as de grande porte – as bigs techs – quanto as de menor porte – as chamadas startups – para conversar sobre soluções de inteligência artificial que possam agilizar os procedimentos e os trabalhos do Poder Judiciário. O ministro já se reuniu anteriormente com Amazon e Google e, nesta quarta-feira (25), esteve com representantes da Microsoft. Nas reuniões, Barroso tem apontado a importância de que as empresas que detenham amplo conhecimento na área atuem em colaboração com o Poder Judiciário. 

Governo Federal lança Política Nacional Aldir Blanc 

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que vai destinar R$ 15 bilhões para o setor cultural até 2027, foi lançada na noite de quarta-feira (25) pelo Governo Federal. A cerimônia ocorreu no Museu Nacional da República, em Brasília. O presidente Lula enviou um discurso que foi lido no evento. “Além de uma política, a PNAB é um pacto federativo que otimiza os investimentos públicos na cultura brasileira e corrige as distorções históricas de concentração em poucos produtores e em poucos municípios. É também um reconhecimento a todos que lutaram na pandemia para manter viva a nossa cultura”, afirmou o presidente. 

Mapa e MDA discutem iniciativas para o desenvolvimento da pecuária leiteira 

Foto: Divulgação/Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e as equipes técnicas dos dois ministérios para dar seguimento às discussões acerca das medidas de fortalecimento dos pequenos e médios produtores de leite brasileiros. Realizada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na quarta-feira (25), a reunião debateu a criação de um programa de melhoramento genético do rebanho, apontado como um gargalo da produção nacional de leite. 

MEC e MinC iniciam seminário sobre cultura na EPT 

Foto: Divulgação/MEC

Em ação conjunta, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) iniciaram, na quarta-feira (25), o seminário “Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica – Mundo do Trabalho em Cultura”. O evento reúne representantes da Rede Federal De Educação Profissional e Tecnológica. O seminário acontece até sexta-feira, 27 de outubro, no auditório do edifício anexo do MEC, em Brasília (DF), com transmissão pela Eduplay. O objetivo é iniciar o diálogo com as instituições federais de EPT para um programa nacional de formação e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura. 

Cepea confirma redução do preço do boi gordo e boi magro

Foto: Foto: Wenderson Araujo/CNA

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP mostram que a diferença entre os valores de negociação do boi magro sobre os do boi gordo para abate tem diminuído em outubro frente à registrada no mês anterior. Segundo pesquisadores do Cepea, essa retração do ágio do animal para reposição sobre o do para abate é verificado depois de as diferenças registradas em agosto e setembro terem sido as maiores desde outubro de 2021. 

Mauro Mendes, defende marco temporal 

Foto: Foto: Christiano Antonucci/Secom MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, defendeu o estabelecimento do marco temporal para demarcação de terras indígenas no Brasil. Ao participar de evento em São Paulo, ele criticou a posição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto e os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei aprovada no Congresso Nacional. Para o governador, a solução para o tema do marco temporal passa por dois caminhos: a derrubada dos vetos do presidente da República ou a criação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). 

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE