• Home
  • Destaque
  • Projeto prevê recuperação urbanística do Centro Histórico de Cuiabá

Projeto prevê recuperação urbanística do Centro Histórico de Cuiabá

Inicialmente serão trabalhados como projeto-piloto, os imóveis da antiga Gráfica Pêpe e um sobrado, na rua Campo Grande

 

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), deu início na sexta-feira (17), ao debate para a criação de um programa urbanístico de reabilitação do Centro Histórico de Cuiabá. O estudo foi detalhado aos integrantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), do Instituto Cidade Legal (ICL) e da Associação de Cultura Muxirum Cuiabano.

Voltado à população que reside ou frequenta a região, o projeto tem o objetivo de devolver o protagonismo ao Centro Histórico. Inicialmente serão trabalhados como projeto-piloto, os imóveis da antiga Gráfica Pêpe e um sobrado, na rua Campo Grande, que estão sob posse e guarda da Prefeitura Municipal.

Os casarões do Centro Histórico de Cuiabá, em sua maioria, não têm as histórias difundidas. Dos 600 imóveis reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 400 estão tombados como patrimônio histórico da capital.

De acordo com o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, que também coordena o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Histórico e Cultural, será promovida a ocupação dos espaços.

“Após a recuperação, promovermos a ocupações desses espaços com vida, com a possibilidade de transformá-los em um centro cultural ou um museu, por exemplo”, explicou.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE