Premiê chinês promete maior abertura em meio às crescentes incertezas globais
A China continuará a receber de braços abertos as empresas de todo o mundo e expandirá ainda mais o acesso ao mercado.
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, prometeu no domingo promover inabalavelmente a abertura e a cooperação em meio a crescentes instabilidade e incerteza globais.
Li fez as observações em um discurso principal na cerimônia de abertura do Fórum de Desenvolvimento da China 2025 em Beijing.
A China continuará a receber de braços abertos e expandirá ainda mais o acesso ao mercado das empresas de todo o mundo.
A crescente fragmentação econômica global, aliada ao aumento da instabilidade e da incerteza no mundo atual, ressalta a necessidade cada vez maior de os países abrirem seus mercados e de as empresas compartilharem recursos, a fim de enfrentar os desafios e buscar a prosperidade comum, observou o premiê chinês Li Qiang.
Ele disse que a China salvaguardará o livre comércio e contribuirá para a operação tranquila e estável das cadeias industriais e de suprimentos globais. A China estabeleceu a sua meta de crescimento anual em cerca de 5% para 2025.
Li disse que a decisão reflete tanto o profundo entendimento da China sobre suas condições econômicas fundamentais quanto a forte confiança em sua capacidade de governança e seu potencial de desenvolvimento futuro, e prometeu esforços para fortalecer o apoio político e, ao mesmo tempo, estimular as forças de mercado para atingir a meta.
O país implementará políticas macroeconômicas mais proativas e impactantes, fortalecerá ainda mais os ajustes anticíclicos e introduzirá novas políticas incrementais, quando necessário, para oferecer um forte apoio à melhoria sustentada e à operação estável da economia, disse Li.
O país continuará a avançar na construção de um mercado nacional unificado e a desobstruir os gargalos na circulação econômica para criar um ambiente de desenvolvimento melhor para várias entidades comerciais, acrescentou.
Li ressaltou que, por volta da Festa da Primavera deste ano, a economia chinesa teve uma onda de destaques fenomenais, com novos motores de crescimento ganhando força em vários setores, o que injetará um impulso sustentado e robusto na economia.
O Fórum de Desenvolvimento da China 2025 está programado para os dias 23 e 24 de março. O tema do fórum deste ano é “Liberando o Impulso do Desenvolvimento para o Crescimento Estável da Economia Global”.
Cerca de 720 pessoas, incluindo empresários, funcionários do governo, especialistas e representantes de organizações internacionais do país e do exterior, participaram da cerimônia de abertura do fórum, organizado pelo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado.
Informações Xinhua.