• Home
  • Geral
  • Por um voto, ONU rejeita resolução brasileira sobre guerra em Israel
Security Council meeting The situation in the Middle East. Syria. Vote

Por um voto, ONU rejeita resolução brasileira sobre guerra em Israel

O Conselho de Segurança da ONU rejeitou nesta 4ª feira (18.out.2023) a resolução brasileira (íntegra – PDF – 203 kB) sobre a guerra entre Israel e Hamas. A proposta teve 12 votos a favor, 1 contra e duas abstenções. O documento não foi aprovado porque o único voto contra foi dado pelos Estados Unidos, integrante permanente do órgão e com direito a veto.

Depois do resultado, o embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, afirmou que “infelizmente, o conselho foi mais uma vez incapaz de adotar” uma resolução sobre o conflito. “O silêncio e a inação prevaleceram”, disse.

Depois da votação, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, classificou resoluções como “importantes”, mas afirmou que o país estava “decepcionado” porque o texto brasileiro não mencionava os direitos de autodefesa de Israel.

“Como todas as nações do mundo, Israel tem o direito herdado de autodefesa […] Depois de ataques terroristas anteriores por grupos como Al-Qaeda e Isis, este conselho reafirma esse direito. O texto deveria ter feito o mesmo”, disse.

Fonte: Poder 360

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE