Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estampa nova tiragem de selos dos Correios
Homenagem foi feita pelo reconhecimento da Unesco do local como Patrimônio Natural da Humanidade.
Por Humberto Azevedo
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses acaba de virar tema dos selos dos Correios. O lançamento foi feito pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta segunda-feira, 16 de dezembro, em São Luís (MA). O ato é uma homenagem ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido ao local pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês) em julho deste ano.
A imagem estampada nos selos retrata a vista aérea das dunas de areia branca contrastando com as lagoas de água doce. Segundo os Correios, a composição visual busca refletir a grandiosidade e o fascínio deste patrimônio natural. Para compor a imagem, foram utilizadas fotografia e foto-retoque. A tiragem inicial será de 80 mil exemplares. O selo poderá ser adquirido pela loja online dos Correios ou na Agência de Vendas a Distância, que fica no Rio de Janeiro.
Os Lençóis Maranhenses já foram tema de selo, em 1997, ao lado do Delta do Parnaíba (PI), mas a temática era o turismo no Brasil. Outros patrimônios naturais brasileiros também fazem parte da filatelia, como os parques do Iguaçu e do Pantanal, a Floresta Amazônica e Fernando de Noronha.
“Esse selo é uma justa homenagem ao que os nossos lençóis maranhenses hoje representam para o Maranhão, para os maranhenses e para o mundo. Esse gesto dos Correios, do Ministério das Comunicações, é nada mais do que justo para que a gente possa, cada vez mais, valorizar, cuidar, incentivar, fomentar o turismo naquela região”, disse Juscelino Filho.
Também presente à cerimônia de obliteração, o diretor de administração dos Correios, José Rorício Vasconcelos, ressaltou a importância de produzir um selo como este, para levar a toda a população brasileira as belezas dos Lençóis Maranhenses.
“Nossos selos são produzidos justamente para divulgar momentos importantes no país e os Lençóis Maranhenses vêm premiar esse selo que está sendo divulgado hoje. É um momento histórico para o estado, histórico para o Brasil também. Ter esse patrimônio ambiental que a gente tem e, através do selo, edifica mais ainda esse patrimônio”, afirmou Vasconcelos.
MAIORES DUNAS DA AMÉRICA DO SUL
Os Lençóis Maranhenses ficam na costa leste do Maranhão, em uma zona de transição entre três biomas brasileiros: Cerrado, Caatinga e Amazônia. Mais da metade de sua área consiste em um campo de dunas costeiras brancas com lagoas temporárias e permanentes. É o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares.
Ele desempenha importante papel não só na conservação da biodiversidade como também para o turismo no Brasil. No ano passado, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi o sexto mais visitado em todo o Brasil, com mais de 400 mil turistas.
Com informações de assessoria.