Outro voo da Azerbaijan Airlines teve que retornar uma semana antes do acidente com o Embraer E190
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou que um avião da Azerbaijan Airlines voltara de um voo sobre o sul da Rússia devido a alertas de conflito uma semana antes da queda do Embraer E190 em 25 de dezembro de 2024.
Durante uma reunião no dia 6 de janeiro com familiares da tripulação do E190 e sobreviventes do acidente ocorrido em 25 de dezembro, Aliyev mencionou que um “incidente similar” ocorreu nas proximidades de Grozny, onde o avião havia sido destinado.
“O avião da Azerbaijan Airlines retornou quando estava na metade do caminho”, afirmou Aliyev, questionando por que a tripulação do voo abatido não foi alertada sobre os riscos. Ele não forneceu detalhes sobre o voo que retornou, mas sua declaração levanta preocupações sobre a comunicação de segurança entre as autoridades e as tripulações.
Enquanto a investigação do acidente com o E190 ainda não chegou a conclusões definitivas, existem indícios de que a aeronave sofreu danos devido a uma explosão externa durante atividades militares nas proximidades de Grozny.
A aeronave, com seus controles de voo aparentemente comprometidos, desviou para Aktau, no Cazaquistão, onde acabou caindo enquanto tentava aterrissar.
Aliyev expressou sua frustração com a situação e reiterou que o espaço aéreo perigoso só foi fechado após o avião ser “atacado do chão”. “Se havia uma ameaça ao espaço aéreo russo, o capitão da aeronave deveria ter sido imediatamente informado sobre isso”, acrescentou.
Embora o presidente tenha reconhecido que apenas informações preliminares foram divulgadas até o momento, ele aguarda que a investigação forneça detalhes abrangentes sobre as circunstâncias do acidente, incluindo o motivo pelo qual o jato escolheu voar para Aktau em vez de um aeroporto mais próximo.
Ele também elogiou as ações da tripulação do E190, tanto dos pilotos quanto da equipe de cabine, que contribuíram para a sobrevivência de cerca de 30 ocupantes. A autoridade brasileira de investigação de acidentes, CENIPA, encarregada de extrair as informações do gravador de voo, transferiu os dados para as autoridades cazaques para análise.
Além disso, Aliyev mencionou que um caso criminal está em andamento e, embora não revele detalhes, disse ter recebido os resultados iniciais da investigação.