Ônibus do Distrito Federal já aceitam pagamento no crédito e no débito
Por Carolina da Costa Lima
Até o final de junho, os ônibus do Distrito Federal aceitarão pagamento por meio de cartões de crédito e de débito. Os validadores já estão sendo instalados e a partir de julho e a previsão é que até julho o dispositivo seja instalado em toda a frota de ônibus.
A medida garante transparência e segurança aos usuários. De acordo com dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), no ano de 2023, o pagamento da tarifa com dinheiro representava cerca de R$ 278,5 milhões, o equivalente a 31% do total de acessos.
O fim do pagamento em dinheiro será gradativo, para que toda a população se adeque a nova modalidade. “A previsão é que até final do ano, o dinheiro em espécie não esteja mais em circulação nos coletivos”, detalhou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno José de Andrade.
Bilhetagem
Hoje, são seis os tipos de cartões do Sistema de Bilhetagem: Mobilidade, Vale-Transporte, Estudantil, Especial, Criança e Sênior. Para recarregar ou solicitar um novo cartão, o Governo do Distrito Federal (GDF) dispõe de 128 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito e Pix.
Usuários do aplicativo BRB Mobilidade podem adquirir créditos de transporte via Pix no próprio aplicativo, e o valor fica disponível em, no máximo, cinco minutos.
*Com informações do Correio Braziliense