• Home
  • Mundo
  • O que se sabe até agora sobre o acidente com o avião da Embraer no Cazaquistão

O que se sabe até agora sobre o acidente com o avião da Embraer no Cazaquistão

Voo da Azerbaijan Airlines caiu próximo a Aktau, deixando 38 mortos e suscitando investigações internacionais

 

O Azerbaijão está em luto após o trágico acidente de um avião de passageiros da sua companhia aérea local, que caiu nas proximidades da costa do Mar Cáspio. Conforme noticiado pela Al Jazeera, autoridades do Azerbaijão, Cazaquistão e Rússia estão conduzindo investigações sobre o pouso de emergência ocorrido na manhã de quarta-feira, que resultou na morte de pelo menos 38 pessoas.

O avião, um Embraer 190, número de voo J2-8243, caiu a aproximadamente 3 km da cidade de Aktau, no leste do Mar Cáspio, durante um trajeto de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny, capital da região da Chechênia, na Rússia. A bordo estavam 62 passageiros e cinco tripulantes, incluindo cidadãos de quatro países diferentes: 42 azerbaijanos, 16 russos, 6 cazaques e 3 quirguizes.

Dos passageiros, 32 sobreviveram ao acidente, incluindo duas crianças que estão hospitalizadas em estado crítico. As equipes de resgate retiraram muitos sobreviventes dos destroços, enquanto outros, conforme relatos de socorristas e imagens de vídeo, arrastaram-se feridos para fora do avião.

Causas Prováveis do Acidente

“O avião solicitou pouso em um aeroporto alternativo devido à forte neblina em Grozny,” relatou Yulia Shapovalova, da Al Jazeera, diretamente de Moscou. O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou que “o avião da AZAL, voando na rota Baku-Grozny, alterou seu curso devido ao agravamento das condições meteorológicas e começou a se dirigir para o aeroporto de Aktau, onde ocorreu o acidente durante o pouso.”

Aliyev também destacou que “existem vídeos do acidente disponíveis na mídia e nas redes sociais, e todos podem assisti-los. No entanto, as razões para o acidente ainda não são conhecidas para nós.” Ele ressaltou a importância de evitar especulações prematuras sobre as causas do desastre.

Resposta e Investigações no Local

Ilham Aliyev decretou o dia 26 de dezembro como dia de luto nacional. Em declaração, o presidente mencionou que estava a caminho de uma cúpula na Rússia quando foi informado do acidente e imediatamente ordenou o retorno do avião para Baku.

Investigação Internacional e Próximos Passos

As autoridades do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia estão colaborando na investigação do acidente. Um grupo de investigação liderado pelo vice-procurador-geral do Azerbaijão foi enviado para o local em Aktau. A caixa preta do avião, fundamental para determinar as causas do acidente, já foi localizada, conforme informou a agência de notícias estatal do Azerbaijão, Azertac.

O Presidente Aliyev afirmou que foi aberto um “caso criminal” e que o público azerbaijano será informado regularmente sobre o progresso das investigações. Ele também expressou condolências às famílias das vítimas e pediu por calma enquanto as investigações continuam.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE