O que causou os incêndios em Los Angeles? Veja fotos
Os incêndios florestais de grande proporção que atingiram Los Angeles, na Califórnia (EUA), nesta semana deixaram ao menos cinco pessoas mortas e dezenas feridas. As chamas consumiram centenas de casas em bairros como Palisades, Eaton, Hurst e Woodley.
O fotógrafo Mark Thiessen, da equipe da National Geographic, acompanhou os bombeiros que foram mobilizadas para conter as chamas. Ele, que vive em San Gabriel Valley, a leste de Los Angeles, e recebeu um treinamento na escola de incêndios florestais de Idaho em 1997, explicou as causas da tragédia.
Segundo Thiessen, o primeiro fator que contribuiu com a tragédia é a natureza da área devastada. Os ecossistemas da Califórnia dependem de incêndios para manter o funcionamento. A planta chaparral, por exemplo, precisa do fogo para germinar, enquanto gramíneas e arbustos dependem das chamas para limpar o solo da floresta e crescer.
Ele aponta, no entanto, que seres humanos têm interferido no processo natural nos últimos anos, o que gera mais superfícies cobertas de vegetação e, portanto, “mais combustível” para pegar fogo.
O fator apontado como o mais importante é o vento: meteorologistas já vinham prevendo a chegada dos ventos de Santa Ana, que sopram do leste para o oeste, em vez do oceano para o leste. A condição costuma espalhar as chamas e impedir que bombeiros acompanhem.
Veja fotos: