• Home
  • Mundo
  • No comando do BRICS, Brasil anuncia o ingresso formal da Nigéria como membro parceiro do bloco econômico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da República Federal da Nigéria, Bola Tinubu, estiveram reunidos em 18 de dezembro de 2023, em Adis Abeba, na Etiópia. Stuckert / Secom-PR)

No comando do BRICS, Brasil anuncia o ingresso formal da Nigéria como membro parceiro do bloco econômico

Maior país em tamanho populacional da África com quase 175 milhões de habitantes, a Nigéria se junta a Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

 

Por Humberto Azevedo

 

Exercendo a presidência do BRICS, o governo brasileiro anunciou na noite desta sexta-feira, 17 de janeiro, o ingresso formal da Nigéria como país parceiro do bloco econômico. O comunicado foi feito pela assessoria do Ministério das Relações Exteriores. Em nota, o Itamaraty saudou a decisão do governo nigeriano de se juntar ao agrupamento.

 

Assim, a Nigéria torna-se o nono país parceiro do BRICS, Antes do ingresso nigeriano, os países que já tinham sido formalizados como membro parceiro do bloco foram Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Essa categoria de país parceiro foi criada durante o 16º encontro de cúpula dos países que integram o BRICS, em Kazan, na Rússia, realizado em outubro de 2024.

 

A Nigéria é a sexta maior população do mundo e a primeira do continente africano, o que faz com que o país seja uma das maiores economias da África. A Nigéria possui interesses convergentes com os demais membros do bloco, atuando ativamente no fortalecimento da cooperação do Sul Global e na reforma da governança global, que são os temas prioritários da atual presidência brasileira.

 

Com informações de assessoria.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE