Nigéria autoriza importação de carne e produtos lácteos do Brasil
Abertura de mercado na Nigéria para produtos da pecuária brasileira é a 71ª apenas em 2024. Desde 2023, 149 novas aberturas foram alcançadas em 52 países.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o anúncio nesta terça-feira, 25 de junho, por parte da autoridade sanitária da Nigéria, que autorizou os produtores rurais e pecuárias do país a exportarem bovinos e bubalinos vivos para reprodução, bem como leite e produtos lácteos, para aquele país. A Nigéria é a segunda maior economia do continente africano.
Em 2023, a Nigéria importou mais de US$ 875 milhões (cerca de R$ 4,3 bilhões) em produtos do agronegócio brasileiro, sendo um importante parceiro comercial do Brasil na África. A decisão reflete a confiança no sistema brasileiro de controle sanitária.
A nova abertura oferece aos produtores nacionais oportunidades futuras para ampliação de negócios, em vista do grande potencial do continente africano em termos de expansão demográfica e crescimento econômico.
Com este anúncio, o Brasil alcança sua 71ª abertura de mercado neste ano, totalizando 149 novos mercados em 52 países desde o início de 2023.